O grupo São Paulo Research and Analysis Center (SPRACE) está procurando estudantes de Física que queiram desenvolver seu mestrado em Física Experimental de Altas Energias. O projeto será desenvolvido no contexto da colaboração Compact Muon Solenoid (CMS) do acelerador Large Hadron Collider (LHC) do CERN, e será realizado no IFT-Unesp em São Paulo.
O trabalho envolve lidar com um dos grandes desafios da próxima fase do CMS: o processamento e a análise dos volumes enormes de dados de colisões de partículas que serão fornecidos pelo próximo upgrade do LHC. A pesquisa será focada no desenvolvimento de algoritmos e métodos de reconstrução e redução de dados que permitam identificar eventos interessantes para as análises de física — em especial, possíveis sinais de nova física.
É desejável que candidatas(os) tenham familiaridade com programação (C++ ou Python) e um nível intermediário de inglês, mas o mais importante é gostar de física de partículas e ter vontade de trabalhar em uma colaboração internacional. A vaga inclui bolsa de mestrado da FAPESP, e há possibilidade de participação em atividades e reuniões do CMS, inclusive no exterior.
Se tiver interesse, envie um e-mail para Thiago.Tomei@unesp.br com seu currículo e histórico escolar até 03 de outubro de 2025. O SPRACE está comprometido com os princípios de igualdade de oportunidade e ações afirmativas. Serão incentivadas candidaturas de pessoas de quaisquer orientação sexual, bem como de pessoas pertencentes a grupos historicamente sub-representados na ciência.