O que era bom ficou ainda melhor: a Sociedade Brasileira de Física (SBF), em parceria com grandes nomes da física brasileira, retomará em agosto os webminicursos. Já estão programados quatro temas de assuntos variados, desde a utilização educacional de jogos analógicos e digitais no ensino da física, a estatística computacional, Introdução à Teoria de Escala (e Aplicações em Fenômenos Biológicos e Urbanos) e capacitação na plataforma SimuFísica®. Tudo ficou ainda melhor porque a equipe da Secretaria de Comunicação da SBF criou uma nova página, formulada para dar mais visibilidade aos cursos oferecidos.

Marcos Pires Leodoro, professor do Departamento de Metodologia da Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), ministrará o curso “Jogos Analógicos no Ensino Investigativo de Física“, com carga horária de 12 horas, em seis encontros semanais síncronos e no máximo 25 participantes.

O professor Marco Polo Moreno de Souza, do Departamento de Física da Universidade Federal de Rondônia, comandará o “Curso de capacitação na plataforma SimuFísica®, uma ferramenta de apoio didático no ensino de Física para o Ensino Médio e anos iniciais do ensino superior”. “O curso tem caráter essencialmente prático, abordando a utilização dos simuladores disponíveis na plataforma para enriquecer o processo de ensino e aprendizagem, com ênfase na abordagem de conceitos previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos conteúdos presentes nas disciplinas de Física.” O público-alvo: alunos da graduação, pós-graduação e professores da educação básica.

Já o professor Fabiano L. Ribeiro, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), promoverá o curso “Introdução à Teoria de Escala (e Aplicações em Fenômenos Biológicos e Urbanos)”. “Como a taxa metabólica, o número de batimentos cardíacos e o número de veias escalam com o tamanho de um organismo? De forma semelhante, como a área, o número de ruas e a quantidade de serviços em uma cidade dependem do tamanho de sua população? A teoria de escala, originalmente desenvolvida para descrever fenômenos físicos, fornece uma estrutura matemática formal para abordar essas questões. Neste curso, apresentaremos a teoria de forma acessível e intuitiva, utilizando exemplos reais da biologia e dos sistemas urbanos”, informa a ementa, que explica que o “curso irá mostrar que animais maiores (como as baleias) são mais eficientes no processamento de energia”. “De modo análogo, cidades maiores (como São Paulo ou Nova Iorque) tendem a ser mais eficientes em termos de infraestrutura e geração de riqueza. Isso ocorre porque tanto os sistemas biológicos quanto os urbanos são regidos pelas mesmas leis físicas fundamentais de escala.”

Na área de Partículas e Campos, haverá o webminicurso “Método dos Mínimos Quadrados – voltado para cientistas experimentais”, ministrado pelo professor Otaviano Hèlene, da Universidade de São Paulo (USP). “O método dos mínimos quadrados vai muito além de simplesmente ”ajustar funções”: ele é a melhor escolha para ajustar parâmetros quando há uma relação linear entre os dados experimentais e eles. As linhas de tendência do Excel, a regressão linear e a média são exemplos simples e populares do método. O uso de procedimento matricial torna as generalizações mais fáceis de entender, como também simplifica bastante as expressões e facilita os cálculos.“

Se alguns desses cursos lhe chamou a atenção, corra para se inscrever, não fique de fora dessa grande oportunidade! Acesse a nova página dos webminicursos da SBF!