Foi lançado na última terça-feira (22/07) o número especial comemorativo dos 25 da revista A Física na Escola (FnE). Criada em 2000 como uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Física (SBF), a FnE consolidou-se como um espaço de diálogo entre a pesquisa em ensino de física e a prática docente na escola básica. Desde sua fundação, a revista tem se dedicado à publicação de textos e artigos inéditos que abordam a física e seu ensino, com ênfase nas atividades de sala de aula, na formação de professores e na popularização do conhecimento científico.
Seu público-alvo é formado por professoras e professores da educação básica, bem como por pesquisadoras e pesquisadores atuantes nos diversos segmentos educacionais — especialmente aqueles comprometidos com a melhoria da qualidade do ensino de física no Brasil. Operando em regime de fluxo contínuo desde 2022, a FnE publica trabalhos que buscam articular reflexões teóricas, propostas didáticas, experiências de ensino e análises críticas sobre o currículo, as políticas educacionais e as práticas pedagógicas voltadas ao ensino de física na escola básica.

Ao celebrarmos os 25 anos da FnE, relembramos sua missão original de contribuir para o fortalecimento da cultura científica nas escolas brasileiras por meio de uma abordagem acessível, crítica e engajada com a realidade educacional do país. Essa trajetória é marcada por muitos desafios, avanços e conquistas, construídos por uma ampla comunidade de colaboradores que, ao longo dos anos, mantiveram vivo o espírito da revista. Para comemorar esse marco, foi lançado um número especial do volume 23 com a colaboração de autoras e autores convidados a refletir sobre os rumos do ensino de física neste primeiro quarto do século XXI.
Entre os destaques estão contribuições de nomes fundamentais na história da revista, como os professores Nelson Studart e Ildeu de Castro Moreira, que figuram entre seus precursores. Também compõem esta edição artigos de caráter histórico, depoimentos de colaboradores e análises que apontam para os desafios futuros da educação científica em um mundo em constante transformação. Esse número é um convite à leitura, à memória e ao diálogo. Esperamos que os textos inspirem novas práticas e investigações, mas que também reafirmem o compromisso coletivo da FnE com um ensino de física mais inclusivo (que chegue a todas as idades e realidades), crítico (que questione fórmulas prontas) e transformador (que prepare cidadãos para um mundo moldado pela ciência). Que as próximas décadas nos encontrem ainda mais curiosos, abertos às mudanças e, sobretudo, apaixonados por compartilhar a beleza que a física nos proporciona. Boa leitura!
Link para acessar a revista
Acesse: https://fisicanaescola.org.br/index.php/revista/issue/view/9
Equipe Editorial da FnE