A Sociedade Brasileira de Física (SBF), em parceria com a Organização Europeia para a Investigação Nuclear (Cern, do francês), realizará, neste ano, o primeiro Programa Brasileiro de Professores no Cern (BTP, do inglês). O evento foi criado para que professores do ensino médio de escolas públicas, que estejam no exercício da docência em sala de aula, possam vivenciar novas experiências nos laboratórios de ponta do Cern e levar para seus alunos conhecimentos da Física contemporânea. Assim, a SBF busca estimular o interesse dos alunos por ciência e tecnologia, tornando a sala de aula um ambiente fértil para o surgimento da nova geração de pesquisadores brasileiros.

O Grande Colisor de Hádrons (LHC) é o maior e mais potente acelerador de partículas do mundo, (Foto: Cern)

Esta primeira edição do BTP será realizada de 20 a 25 de abril e contará com vagas para 24 professores de Física do ensino médio de rede pública de ensino. Todos os custos relativos à viagem, hospedagem e alimentação serão cobertos por meio de um acordo de cooperação entre a SBF, Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). A previsão de embarque à Suíça é dia 18 de abril.

Brasil-Cern

Não é a primeira vez que professores brasileiros vão aos laboratórios da Cern para conhecer as instalações e se atualizarem sobre a Física contemporânea, no entanto, até então, a participação brasileira só poderia ser viabilizada por meio de parcerias com os países associados à organização. Oportunidade conquistada em 2009 pela SBF e por membros da CBPF como ampliação da cooperação Brasil-Portugal.

Em março de 2024 o Brasil tornou-se associado ao Cern e em dezembro do mesmo ano, as professoras Míriam Gandelman (UFRJ) e Sandra Padula (Unesp) foram indicadas como representantes do Brazilian Students and Teachers Forum na instituição, o que abriu as portas ao planejamento do evento que será realizado agora, em abril deste ano.

“Para 2025, seria apertado realizar a primeira edição do programa, então, utilizamos o ano passado para organizar o evento e buscar apoio financeiro, garantindo a melhor experiência possível aos professores brasileiros”, explica Gandelman.

Datas Importantes

  • Período de Inscrições: até 06 de fevereiro de 2026 – Edital Capes
  • Resultado Final da Seleção: 02 de março de 2026
  • Embarque para a Suíça (previsão): 18 de abril de 2026
  • Atividades presenciais no CERN: 20 a 25 de abril de 2026
  • Retorno ao Brasil: 26 de abril de 2026

Requisitos para candidatura

  • Possuir nacionalidade brasileira ou, no caso de estrangeiro, possuir autorização de residência no Brasil ou visto adequado, nos termos da legislação de migração;
  • ser professor de Física do Ensino Médio, integrante do quadro efetivo da rede pública de educação básica, em efetivo exercício da docência em sala de aula;
  • possuir diploma de licenciatura em Física;
  • possuir currículo cadastrado na Plataforma Freire, disponível em freire.capes.gov.br, contendo todas as informações referentes à sua formação acadêmica e à sua atuação profissional na educação básica;
  • não receber ou não ter recebido, nos últimos cinco anos, bolsa ou benefício financeiro de entidades federais para objetivos similares ao deste edital; e
  • não possuir restrições junto ao Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal e na conta Diversos Responsáveis, do Sistema Integrado de Administração Financeira – SIAFI.

Edital e mais

Por Frederico S. M. de Carvalho