O professor Dr. Farinaldo da Silva Queiroz, do Departamento de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), do International Institute of Physics (IIP), em Natal, e coordenador da Comissão de Partículas e Campos da Sociedade Brasileira de Física (SBF), foi agraciado no dia 12 de janeiro de 2026 com o Friedrich Wilhelm Bessel Research Award 2025, concedido pela Fundação Alexander von Humboldt em parceria com o Ministério Federal de Educação e Pesquisa da Alemanha.
O prêmio reconhece suas contribuições de destaque em física de partículas e astropartículas, especialmente em pesquisas sobre a natureza da matéria escura no Universo, nas quais integra diferentes abordagens teóricas aos mais recentes resultados experimentais e propõe testes inovadores. O Bessel Award permite que os pesquisadores premiados desenvolvam projetos de sua escolha em colaboração com instituições alemãs. No caso de Queiroz, a pesquisa será realizada em parceria com o professor Dr. Dr. h.c. Manfred Lindner, do Instituto Max Planck de Física Nuclear (MPIK), em Heidelberg, centro internacionalmente reconhecido por sua atuação em física de partículas e astropartículas teórica e experimental.

“Receber o Prêmio de Pesquisa Friedrich Wilhelm Bessel é uma grande honra”, afirma o professor da Silva Queiroz em comunicado da Max-Planck Institute. “Estou particularmente satisfeito com as oportunidades de colaboração na Alemanha, que ampliarão os limites de nossas pesquisas e poderão levar a descobertas inovadoras em física de partículas e astropartículas”, afirma.
“Esse é um dos prêmios mais relevantes concedidos no exterior, então estou muito orgulhoso, mas ele não é só meu. É o reflexo do apoio de várias pessoas que passaram pela minha carreira, entre orientadores, supervisores de pós-doutorado e dezenas de colaboradores internacionais. Embora seja um prêmio individual, ele representa um trabalho coletivo, a soma de várias mãos. Essa conquista reforça o potencial da pesquisa brasileira e nos lembra que a ciência não tem fronteiras. Espero que esse legado seja continuado por muitos estudantes do grupo”, diz Queiroz, em entrevista ao site da UFRN.
Lindner também celebrou a premiação: “Estamos muito orgulhosos de que o MPIK, como instituto anfitrião, esteja atraindo pesquisadores de ponta como o professor da Silva Queiroz. A colaboração promete avanços científicos empolgantes e reforça a importância da cooperação internacional na pesquisa.”
Além de sua atuação como professor da UFRN desde 2020, Farinaldo Queiroz é atualmente coordenador de ciência e orçamento do International Institute of Physics (IIP) e membro do comitê científico da RENAFAE–MCTI. Desde 2023, coordena um Working Group com Memorando de Entendimento associado ao Future Circular Collider (FCC) do CERN. Também atua como convener da área de Matéria Escura e integra o board da Latino-American Association – HECAP, além de ser coordenador local do Doutorado Internacional em Física de Astropartículas e Cosmologia (IDPASC Network), que envolve cerca de 30 universidades europeias.
Sua trajetória acadêmica inclui doutorado em parceria UFPB/Fermilab (2013), pós-doutorados na Universidade da Califórnia em Santa Cruz (2013–2015), Texas A&M University (2015) e no próprio MPIK (2015–2017). Desde 2018, é fundador e líder do Grupo de Física de Partículas e Astropartículas do IIP. Em 2021, tornou-se pesquisador sênior e cofundador do Instituto SAPHIR, no Chile, e, a partir de 2025, passou a atuar também como pesquisador associado do ICTP, na Itália.
Concedido anualmente a cerca de 20 cientistas estrangeiros de destaque, o Prêmio Friedrich Wilhelm Bessel homenageia pesquisadores cujas contribuições já tiveram impacto significativo em suas áreas e que devem continuar a impulsionar avanços científicos no futuro. O prêmio inclui a realização de projetos de pesquisa na Alemanha, fortalecendo a cooperação internacional e consolidando a presença da ciência brasileira em centros de excelência mundial.
(SBF)






