O 1º Workshop de Físicas(os) Afrodescendentes Brasileiras(os) e Americanas(os) foi realizado de 3 a 5 de dezembro de 2025 na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador – BA. Tratou-se de um encontro pioneiro cujo objetivo foi promover equidade, diversidade e inclusão na comunidade científica da Física, com especial atenção à participação e visibilidade de pesquisadores, estudantes e profissionais negros e negras tanto do Brasil quanto dos Estados Unidos.

O evento reuniu cerca de 150 pessoas, entre elas participantes, ouvintes, 60 trabalhos aprovados, 47 trabalhos apresentados — de estudantes de graduação a professores e pesquisadores experientes — em um ambiente de diálogo, reflexão e networking. Ocorreram sessões educacionais, exposições, sessões de pôsteres e mesas-redondas, com foco na construção de oportunidades, engajamento e avanço acadêmico e profissional para os físicos e físicas negras que historicamente são sub-representados nesse campo das Ciências.

Parte da comissão nacional , comissão local e os monitores do evento.
Parte da comissão nacional , comissão local e os monitores do evento.

O Workshop foi realizado com os recursos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC) – Apoio da Sociedade Brasileira de Física (SBF) – instituição promotora do evento, responsável pela redução dos valores das inscrições e pelo destino desses valores. O evento também contou com o apoio financeiro da Capes.

As atividades do Workshop foram organizadas em diversas frentes temáticas como: sessões educacionais e científicas com apresentação de trabalhos e discussões sobre temas atuais da Física e da educação científica; estratégias para ampliar a participação de negros e negras   nas carreiras vertical de Física; ações para conectar estudantes com pesquisadores, representantes de instituições e iniciativas de empreendedorismo; e, principalmente, atividades de networking e mentoria comunitária, com foco em apoiar trajetórias científicas e acadêmicas.

Esses temas reforçam o compromisso do evento de promover igualdade de condições e ampliar o acesso a práticas e conhecimentos científicos para comunidades menos representadas nos espaços acadêmicos formais. Em suma, o primeiro Workshop dos físicos e físicas negras atingiu seu objetivo de realização, alcançando um número considerável de participantes.

Esses temas dialogaram sobre: ensino de Física e educação antirracista, representatividade e permanência de pessoas negras na ciência, Física teórica, experimental e computacional, tecnologia e inovação, além de carreira científica, empreendedorismo e justiça racial no campo científico.

Nesse sentido, encorajamos a comunidade de Físicos e Físicas brasileiros a manifestar interesse na formação da comissão local (nos territórios Norte/Nordeste/Sul/Sudeste) através do e-mail  iwfa@sbfisica.org.br para a próxima edição (ainda em debate anual ou bienal).   

Saiba mais sobre o evento

Assista ao evento

Por Taneska Cal  (UFBA/ JEDI-SBF)