Cientista em meio a equipamentos gigantes, com a logo da VeriFísica no topo da imagem e palavras 'DEsconexo', 'verdaderiro' e 'falso' sobre o desenho.

A VeriFísica, Comissão de Checagem de Notícias Envolvendo a Física da Sociedade Brasileira de Física (SBF), pede o apoio da comunidade a fim de orientar a sociedade sobre a veracidade das informações sobre física que circulam na internet e, principalmente, na grande imprensa. O professor da Unesp Rogério Rosenfeld, ex-presidente da SBF (2019-2021) e vice-diretor do ICTP South American Institute for Fundamental Research, afirma que a VeriFísica nunca parou e retornará com mais ênfase nos próximos meses. As análises dos temas se pautam em pareceres bem escritos, em uma linguagem acessível e com referências científicas.

“A VeriFísica foi criada pela SBF em 2020 para atender a uma demanda da sociedade em geral sobre a veracidade de notícias divulgadas em diversos meios. A VeriFísica é formada por uma comissão de checagem de notícias envolvendo a Física e aparece no momento em que o mundo presencia a proliferação de diversas pseudociências e torna-se palco dos negacionistas da Ciência”, diz Rosenfeld, que também é vice-coordenador do INCT do e-Universo, membro do Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia (LIneA), da colaboração Dark Energy Survey (DES) e da colaboração Rubin Observatory Legacy Survey of Space and Time (LSST).

“A VeriFísica funciona por demanda e ela de fato nunca parou. No entanto, houve uma falta de demandas desde 2022 e penso que há a necessidade de uma maior exposição para que a sociedade saiba de sua existência e demande seus serviços”, explica o físico. As demandas podem ser realizadas pela comunidade de físicas e físicos por meio do formulário que pode ser acessado pelo site VeriFísica | Sociedade Brasileira de Física. O acesso da requisição pode ser feito por meio do item “Verifique” no menu do site ou pelo botão “Envie conteúdo para checagem”, localizado no meio do site da VeriFísica. “Daremos preferência por tópicos que envolvam uma análise de assuntos relacionados à Física. Para a escolha dos temas também levaremos em conta a repercussão da notícia na imprensa”, explica Rosenfeld. 

Além de Rosenfeld, outros 12 físicos e físicas compõem a comissão responsável pela VeriFísica, coordenado pelo físico da Unesp. Ao receber uma demanda, a comissão buscará um especialista no tema para emitir um parecer.  Caso a checagem envolva críticas diretas a um pesquisador ou instituição, a comissão avaliará o melhor procedimento. Entre as opções,poderá ser reservado um espaço no texto para que os envolvidos apresentem sua versão ou esclarecimentos. Desde a sua criação, a VeriFísica usa para indicar os temas critérios como “verdadeiro”, “incompleto”, “desconexo”, “especulativo” e “falso”. “Continuaremos a disponibilizar nossa análise através de um texto com referências escrito por algum especialista indicado pela SBF, com ou sem a participação da equipe da VeriFísica. No final da avaliação emitiremos um ‘veredito’ baseado nos seguintes critérios: ‘verdadeiro’ (a informação está correta), ‘incompleto’ (a informação está incompleta e pode induzir o leitor ao erro), ‘especulativo’ (o texto é um exercício de futurologia e ainda é cedo para dizer se é certo ou errado) e ‘Falso’.”

Convidamos a comunidade científica a participar ativamente desse esforço: divulguem, utilizem, questionem e contribuam com a VeriFísica para que, juntos, possamos fortalecer a qualidade da informação em nossa área.

(Informações da SBF)