Estamos promovendo a “The 9th Brazil School for Single Particle Cryo-EM”, evento com nomes nacionais e internacionais que é referência na área.

Inscreva-se na “The 9th Brazil School for Single Particle Cryo-EM”

As inscrições para a “The 9th Brazil School for Single Particle Cryo-EM” estão abertas até o dia 31 de agosto. O evento do CNPEM será realizado entre 16 e 28 de outubro no hotel Refúgio Cheiro de Mato, em Mairiporã (SP). A escola foi retomada após um hiato de cinco anos, devido à pandemia de Covid-19.

Ministrado em inglês, o curso será uma verdadeira imersão para estudantes de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado), pesquisadores de pós-doutorado e profissionais nas áreas de física, química, engenharia e ciência de materiais.

“The 9th Brazil School for Single Particle Cryo-EM” abordará o grupo de técnicas conhecido como análise de partícula única (single-particle analysis) – explorando desde a otimização da coleta de dados e a seleção automática de partículas, passando pelo pré-processamento, alinhamentos de partículas 2D-3D, reconstrução 3D, análise de imagens 4D de conjuntos de dados com populações heterogêneas, até a interpretação dos resultados e o fitting de estruturas conhecidas obtidas por cristalografia de raios X. O conteúdo será ministrado por especialistas do Brasil e do exterior.

Acesse o site oficial do evento para mais detalhes da programação – e faça sua inscrição.

Página oficial da The 9th Brazil School for Single Particle Cryo-EM

CNPEM – The 9th Brazil School for Single Particle Cryo-EM

Inscrições: até 31 de agosto de 2025

Datas: 16 a 28 de outubro de 2025

Mais informações sobre a programação: https://pages.cnpem.br/singleparticle/schedule/

Sobre o CNPEM

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) abriga um ambiente científico de fronteira, multiusuário e multidisciplinar, com ações em diferentes frentes do Sistema Nacional de CT&I. Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o CNPEM é impulsionado por pesquisas que impactam as áreas de saúde, energia, materiais renováveis e sustentabilidade. Responsável pelo Sirius, maior equipamento científico já construído no País. O CNPEM hoje desenvolve o projeto Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos. Equipes altamente especializadas em ciência e engenharia, infraestruturas sofisticadas abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores com o setor produtivo e formação de pesquisadores e estudantes compõem os pilares da atuação deste centro único no País, capaz de atuar como ponte entre conhecimento e inovação. As atividades de pesquisa e desenvolvimento do CNPEM são realizadas por seus Laboratórios Nacionais de: Luz Síncrotron (LNLS), Biociências (LNBio), Nanotecnologia (LNNano) e Biorrenováveis (LNBR), além de sua unidade de Tecnologia (DAT) e da Ilum Escola de Ciência, curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia, com apoio do Ministério da Educação (MEC).

Sobre o LNNano

O Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) atua na pesquisa e no desenvolvimento envolvendo a escala nanométrica, por meio de infraestruturas sofisticadas e equipes altamente especializadas, capazes de buscar respostas a desafios científicos e alavancar soluções tecnológicas. Suas instalações abertas compõem um parque único no País, incluindo microscopia eletrônica, criomicroscopia, microscopia de força atômica, além de salas limpas e laboratórios que possibilitam desde a síntese e a caracterização de materiais até a fabricação de dispositivos. Sua pesquisa científica aborda temas estratégicos, nos quais a nanociência e a nanotecnologia contribuem para a solução de problemas nacionais, como em energias renováveis, materiais para a sustentabilidade, saúde e dispositivos quânticos. O LNNano faz parte do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP), uma Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).