O Centro Internacional de Física (CIF) da Universidade de Brasília (UnB) realizará no dia 22 de agosto (sexta-feira), às 16:15, o Colóquio intitulado

“Do espalhamento à coerência: Avanços em lasers aleatórios e ciência e tecnologia de lasers de fibra aleatórios”

apresentado pelo Prof. Anderson S. L. Gomes (DF – UFPE). O evento ocorrerá no Auditório do CIF da Universidade de Brasília, e será transmitido ao vivo pelo canal do CIF no YouTube: https://www.youtube.com/@cifunb .

Maiores informações em http://www.cif.unb.br e https://www.instagram.com/cif.unb

Resumo: Lasers Aleatórios (RLs) são fontes de luz coerentes cujo mecanismo de feedback depende do espalhamento de luz em um meio fortemente espalhador na presença de um meio de ganho, em vez de um par de espelhos fixos. Após o bombeamento apropriado, a população de inversão e a amplificação precedem o feedback óptico, de modo que o ganho supera a perda como nos lasers convencionais. Os RLs, bem como os Lasers de Fibra Aleatórios (RFLs), tornaram-se uma ferramenta importante para estudos fotônicos. Como fontes de luz, RLs e RFLs foram demonstrados em todas as configurações 1D, 2D e 3D, e bem caracterizados em relação ao limiar, polarização, coerência espacial e temporal, estatísticas de fótons e operação no regime de onda contínua ou pulsado. Uma variedade de sensores baseados em RLs/RFLs já foram demonstrados, incluindo biossensores, sensores de taxa de liberação de pó, detecção de dopamina, entre outros.  Em comunicações ópticas, amplificadores ópticos com base em RFLs demonstraram ter um desempenho superior ao de amplificadores de fibra óptica convencionais. RLs e RFLs foram explorados como uma plataforma fotônica para estudar, por analogia, turbulência, vidro de spin fotônico, estatística de Lévy, estado de Floquet, eventos extremos e efeito Hall fotónico. A conexão entre a turbulência fotônica e o comportamento do vidro de spin da luz demonstrou unir os dois assuntos e, por meio de experimentos com RFLs, foi destacada em conexão com o Prêmio Nobel de Física de 2021. Todas essas características interessantes do maravilhoso mundo de RLs e RFLs serão abordadas durante esta palestra.