Prezadas equipes da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Estadual de Educação da Bahia, Reitores, Pró-reitores e profissionais da educação, de comunicação e jornalismo,

É com grande alegria que anunciamos que estão abertas as inscrições para a IV Semana Quântica, em comemoração ao Ano Internacional da Ciência e Tecnologia Quântica, a ser realizada entre os dias 23 e 26 de setembro de 2025, nas dependências do Instituto Federal da Bahia, Barbalho na cidade de Salvador-BA.

Trata-se de um evento gratuito de divulgação científica aberto ao público de todas as idades. O objetivo é democratizar o acesso ao conhecimento científico de ponta por meio da aproximação com discussões sobre as tecnologias quânticas, explorando seu impacto em áreas como computação, saúde, energia e inovação industrial. Ao longo da semana, serão realizadas palestras, oficinas práticas, apresentação de projetos científicos por meio de comunicação oral, exposições interativas e culturais (tem até um concurso de Cosplay), permitindo uma imersão acessível e envolvente no fascinante mundo da física quântica. Além disso, o evento conta com uma forte presença digital por meio de plataformas como Instagram, YouTube e Spotify, garantindo a disseminação de informações e a ampliação do alcance das ações educativas.


Convidamos você para visitar nossa página (https://www.even3.com.br/semana-quantica-4-edicao-585059/), realizar sua inscrição e começar a planejar sua participação.

Fique atenta(o) aos prazos da IV Semana Quântica:

·         Inscrições para o público geral: 01 de julho a 18 de setembro 

·         Inscrições para apresentação de trabalhos em comunicação oral: 01 de julho a 10 de agosto

·         Divulgação das cartas de aceite para apresentação de trabalhos: até 15 de agosto 

·          Inscrições para o concurso de Cosplay:  01 de julho a 10 de agosto


Convidamos toda a comunidade escolar a explorar o material já divulgado (podcast, vídeos, notícias) que pode ser acessado pelo link: https://getupscience.com/iv-semana-quantica/

Além disso, pedimos o apoio das Secretarias e das equipes de comunicação na articulação com escolas públicas da capital e da região metropolitana, para viabilizar visitas organizadas ao evento. A presença de crianças, adolescentes, professores e famílias de diferentes bairros de Salvador é essencial para que essa ação alcance seus objetivos sociais e formativos.

Contamos com sua parceria para transformar esse momento em uma grande celebração da ciência como cultura viva.