Este curso oferece uma introdução à educação inclusiva com foco na prática docente em Física, especialmente voltada para estudantes com deficiência visual. Serão abordados os fundamentos da inclusão e da educação especial, assim como um panorama histórico das lutas das pessoas com deficiência e a transição do modelo médico para o modelo social da deficiência, destacando o impacto do capacitismo nas práticas educacionais.

Os participantes serão convidados a refletir sobre o papel dos cinco sentidos no processo de conhecimento e como isso se relaciona com a estrutura empírica e semântico-sensorial da linguagem científica. A formação valoriza o conhecimento da história individual dos alunos e o reconhecimento dos múltiplos significados dos fenômenos físicos, promovendo o uso de diferentes registros sensoriais (tátil, auditivo, olfativo, etc.) na mediação de conteúdos.

Público-alvo: alunos de graduação e pós-graduação, professores da educação básica e ensino superior.

Programação

  • Datas: 14, 15, 21, 22 e 28/09/2023
  • Horário: das 9h às 11h
  • Carga horária: 10 horas
  • Aulas síncronas online pelo Zoom

Programa

  1. Inclusão, Educação Inclusiva e Educação Especial;
  2. Breve histórico da luta das pessoas com deficiência;
  3. Modelo médico e modelo social da deficiência;
  4. Capacitismo;
  5. O conhecer e os cinco sentidos (tato, olfato, paladar, visão, audição)
  6. Introdução aos saberes docentes para a inclusão do aluno em aulas de Física (com ênfase da deficiência visual): Estrutura empírica da linguagem e estrutura semântico sensorial da linguagem;
  7. A importância de conhecer a história do aluno;
  8. A estrutura semântico sensorial dos significados veiculados;
  9. Os múltiplos significados de um fenômeno;
  10. A construção de registros, explorando os diversos sentidos sensoriais, de comportamentos/fenômenos da área de Ciências Naturais;
  11. A estrutura empírica audiovisual interdependente;
  12. A linguagem matemática;
  13. A potencialidade comunicacional das linguagens constituídas de estruturas empíricas de acesso visualmente independente;
  14. Recursos didáticos e contextos comunicacionais que favorecem a interação entre os alunos.

Ministrantes

Angelita Vieira de Morais (Universidade Federal do Espírito Santo – UFES/Alegre)
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0351534160055927.

Valores

  • Sócio Efetivo: R$ 50,00
  • Sócio Regular ou Aspirante (Estudantes de Mestrado, Doutorado e de Graduação): R$ 20,00
  • Não Sócio: R$ 400,00

Membros das Sociedades Científicas que têm acordo com a SBF pagam a mesma taxa de inscrição de sócios. Para tanto, após a inscrição, antes de pagar, deverá ser enviada à eventos@sbfisica.org.br uma declaração em papel timbrado da Sociedade comprovando a filiação sem débito. O procedimento é só para não sócio da SBF. Veja a lista das sociedades parceiras e os acordos.

Datas Importantes

  • Inscrições: até 8 de setembro;
  • Pagamento ou cancelamento: até 11 de setembro.
  • devolução da taxa de inscrição será de 50%, após esta data a taxa não será devolvida.

Pedidos de cancelamentos cursos.sbf@sbfisica.org.br.

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