Em 2025, A Física na Escola celebra seu 25° aniversário, consolidando-se como uma referência na divulgação de estratégias didáticas e no debate sobre o ensino da física no Brasil. Neste editorial, homenageamos três marcos significativos: nossas duas décadas e meia de trajetória, o Ano Internacional da Ciência e Tecnologia Quântica e os 250 anos de nascimento de André-Marie Ampère.
Ao celebrarmos os 25 anos da FnE, relembramos a missão da revista de promover a reflexão pedagógica, a formação de professores e a popularização da física e de seu ensino nas escolas brasileiras. Em comemoração a esse marco, será lançado um número especial da revista com a colaboração de pesquisadoras e pesquisadores que toparam o desafio de refletir sobre os avanços e enfrentamentos do ensino de física neste primeiro quarto do século XXI, entre os quais destacamos alguns precursores da FnE, como os professores Nelson Studart e Ildeu de Castro Moreira. Destacam-se ainda artigos históricos, depoimentos de colaboradores e os desafios futuros da educação científica em um mundo em transformação, com contribuições da Comissão de Assuntos de Ensino da SBF, liderada pelo professor Arnaldo Vaz, que aborda o ensino de física no Brasil; do professor Luís Carlos de Menezes, que publicou no primeiro número da FnE e agora reflete sobre as ciências na escola do século XXI, e da professora Débora Peres Menezes, ex-presidenta da SBF, que explora o panorama, os desafios e as inspirações das mulheres na ciência. Fica aqui o convite para que leiam o número especial dos 25 anos da FnE, que será publicado em breve.

Temos ainda a honra de comemorar nosso jubileu de prata no Ano Internacional da Ciência e Tecnologia Quântica. Proclamado pela ONU e liderado pela UNESCO e pelo Quantum Coordination Committee, 2025 será um ano voltado para ampliar o conhecimento público sobre a ciência quântica, suas aplicações tecnológicas e seu impacto crescente na sociedade. O objetivo é fomentar colaborações internacionais e estimular políticas públicas para educação e inovação em áreas como computação quântica, comunicação segura, simulação de materiais e metrologia de alta precisão, além de promover a formação de uma força de trabalho qualificada para a chamada “segunda revolução quântica”. Ao longo de seus 25 anos, a FnE publicou diversos artigos que abordam formas didáticas de inserir temas de física quântica em sala de aula, despertando a curiosidade dos estudantes sobre fenômenos quânticos e suas aplicações no mundo real — uma contribuição que se torna ainda mais relevante em 2025. A agenda oficial, assim como propostas educacionais e científicas associadas ao evento, pode ser acessada no site oficial da iniciativa em https://quantum2025.org.
Neste ano, homenageamos também os 250 anos de André-Marie Ampère, cujo legado fundamentou a teoria eletromagnética, amplamente divulgada em diversas publicações da FnE. Durante o ano de 2025 vão ocorrer vários eventos em homenagem aos 250 anos do nascimento de Ampère. A celebração, intitulada “Amanhã, um mundo elétrico”, incluirá conferências, exposições, um concurso internacional para crianças e jovens (5 a 22 anos), um festival e outros eventos.[1] Essa celebração está sendo organizada pela Sociedade dos Amigos de André-Marie Ampère (SAAMA) e pela Sociedade Francesa de Eletricidade e Eletrônica (SEE), com apoio da Academia Francesa de Ciências e da Sociedade Francesa de Física, bem como por outras instituições importantes. Três laureados com o Prêmio Nobel de Física também estão apoiando a celebração: Anne L’Huilier, Alain Aspect e Gérard Mourou. Uma parte dos eventos irá ocorrer na Universidade de Lyon, sendo que outra parte ocorrerá no Museu Ampère,[2] sediado na antiga residência da família Ampère em Poleymieux au Mont-d’Or. Nesse contexto, destacamos ainda uma valiosa contribuição brasileira para o estudo do legado de Ampère: o livro de André Koch Torres Assis e João Paulo Martins de Castro Chaib, Eletrodinâmica de Ampère (Editora da Unicamp, 2011), que analisa o significado e a evolução da força proposta por Ampère, além de trazer uma tradução comentada de sua obra Teoria dos fenômenos eletrodinâmicos.
Essa tríplice celebração — os 25 anos da FnE, o Ano Internacional da Ciência Quântica e o legado de Ampère — convida-nos a refletir sobre o papel da física na construção do conhecimento e sobre os desafios que envolvem seu ensino. Longe de uma trajetória linear e heroica, o desenvolvimento científico é um processo coletivo, muitas vezes controverso, permeado por revisões, incertezas e disputas conceituais. Reconhecer essa rica complexidade é fundamental para promover uma educação científica crítica, que estimule a curiosidade, o pensamento reflexivo e o engajamento dos estudantes com as questões do mundo contemporâneo.
Convidamos nossas leitoras e leitores a explorarem esses temas em suas práticas docentes, contribuindo para uma formação que valorize tanto os aspectos conceituais quanto os contextos históricos, sociais e culturais da ciência. Esperamos que os próximos 25 anos de A Física na Escola sigam fortalecendo esse compromisso com uma educação transformadora, plural e ancorada em visões mais realistas e inclusivas da ciência.
Conclamamos toda a comunidade a participar das atividades comemorativas e a enviar artigos, relatos de aula ou projetos que dialoguem com os temas dessa edição. Entre em contato pelo e-mail fnefisicanaescola@gmail.com.
Comissão Editorial de A Física na Escola
[1] Detalhes sobre a celebração dos 250 anos do nascimento de Ampère estão disponíveis em https://ampere2025.fr/en.
[2] Informações sobre o Museu Ampère estão disponíveis em https://amperemusee.fr/en.