Imagem Webconferência 04 12 2024

 

- Resumo: A webconferência intitulada “Construção dos saberes docentes na Licenciatura em Física”, será ministrada pela Profa. Dra. Angelisa Benetti Clebsch, docente do Instituto Federal Catarinense – campus Rio do Sul, a partir das 14h de 04/12/2024, quarta-feira, com transmissão simultânea pelo canal “Debate Consciência” do YouTube, onde ficará gravada após ocorrer. Ela trará reflexões sobre os saberes necessários à docência em Física. Para tal, serão apresentados saberes docentes que são comuns aos profissionais da área de Física, os que são característicos da formação de professores e os saberes integradores específicos do professor de Física. Serão expostas relações do tema com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores (2002-2024) acerca da estrutura oficial das licenciaturas. Será discutido sobre a construção do conhecimento pedagógico de conteúdo nas práticas de ensino com resultados de pesquisa envolvendo Licenciaturas em Física de Santa Catarina.

- Breve currículo: Angelisa Benetti Clebsch é Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC (2018) e Mestre em Ensino de Física pela UFRGS (2004), além de Especialista (1996) e Licenciada (1993) em Física pela UNIJUÍ. É docente no Instituto Federal Catarinense – campus Rio do Sul, onde leciona em cursos de Licenciatura e cursos técnicos de nível médio. Atuou, em 2020, como consultora de Física na elaboração do currículo base do ensino médio do território catarinense. Foi coordenadora pró-tempore do Fórum Nacional de Coordenadores da Licenciatura em Física (FONLIFI) de janeiro a dezembro de 2021 e membro da Comissão de Ensino da Sociedade Brasileira de Física (2021-2023), além de ter sido indicada pela Sociedade Brasileira de Física para compor a Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação. Seus focos de pesquisa são: ensino-aprendizagem em física, saberes docentes, currículo e aprendizagem significativa.

Responsáveis pela atividade: Professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira (docente do IFSP-Caraguatatuba e Maria Klara Pereira Fagundes (estudante da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba).

Você pode assistir a webconferência clicando na imagem abaixo ou neste link.

 

Imagem Webconferência 29 11 2024

- Resumo: A webconferência intitulada “O ensino da nanociência na educação básica e possíveis implicações sociais”, será ministrada pela Profa. Dra. Maria Consuelo Alves Lima, a partir das 16h de 29/11/2024, sexta-feira, com transmissão simultânea pelo canal “Debate Consciência” do YouTube, onde ficará gravada após ocorrer. Nela, será abordado o fato de que produtos da ciência e da tecnologia têm, cada dia mais, ampliado o controle da vida no planeta, resultando em implicações nas relações sociais. Entre esses produtos estão os desenvolvidos em escala nanométrica, com uso em distintas áreas como na medicina (para salvar vidas) e nas guerras (para cessar vidas). O desenvolvimento desse campo de estudo tem se dado de forma acelerada e o uso de seus produtos sem avaliações sobre possíveis malefícios pode trazer implicações desastrosas. No contexto apresentado, pretendemos analisar a importância de discussões sobre nanociência e nanotecnologia na educação básica.

- Breve currículo: Maria Consuelo Alves Lima é Doutora em Física (1996), Mestra em Física (1988) e Graduada em física (Bacharelado-1982, Licenciatura-1983) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Ela desenvolveu projeto de pós-doutorado voltado para o ensino de Física junto ao grupo Estudo e Pesquisa em Ciência e Ensino - gepCE (2009-2010) na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e é professora titular do Departamento de Física da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Tem experiência em ensino de física no nível superior e no nível médio e atua principalmente em pesquisas no ensino de ciências com ênfase no ensino de física.

Responsáveis pela atividade: Professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira (docente do IFSP-Caraguatatuba e Maria Klara Pereira Fagundes (estudante da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba).

Você pode assistir a webconferência clicando na imagem abaixo ou neste link.

 

Imagem Webconferência 25 novembro 2024

Resumo: A webconferência intitulada “Os desafios e as recompensas em divulgar Ciência por meio da Arte”, será ministrada pela Profa. Dra. Karina Omuro Lupetti, a partir das 20h de 25/11/2024, segunda-feira, com transmissão simultânea pelo canal “Debate Consciência” do YouTube, onde ficará gravada após ocorrer. Nela, será abordado como a extensão, a educação e a pesquisa podem se unir para que a ciência e a arte estejam presentes no cotidiano acadêmico e social, e, assim, praticar uma ciência inclusiva e cidadã que se mostra não somente como um desafio, mas também como uma conquista de grupos que se unem para aproximar essa tríade tão importante para a formação de uma sociedade mais comprometida e igualitária. Serão apresentadas algumas dessas histórias, para motivar outros a começarem a construir seus próprios caminhos formativos.

Breve currículo: Karina Omuro Lupetti é Bacharela (1997), Mestra (2000) em Química e Doutora (2004) em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos. Realizou pós-doutorado no Instituto de Química de São Carlos-USP (2005-2007) e no Programa de Pós-Graduação em Educação-UFSCar (2008), bem como trabalhou com recursos midiáticos para divulgação científica e ensino não formal de ciências. Orienta pesquisas de doutorado e mestrados acadêmico e profissional. Seu foco atual da pesquisa é em áreas como divulgação científica, metodologias de ensino inclusivo e alfabetização científica.

Responsáveis pela atividade: Professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira (docente do IFSP-Caraguatatuba e Alícia de Andrade Freire (estudante do curso de Bacharelado em Engenharia Civil do IFSP-Caraguatatuba).

Você pode assistir a webconferência clicando na imagem abaixo ou neste link.

Imagem Cartaz Webconferência 21 11 2024

Resumo: A webconferência intitulada “Ilustrando o experimento da pipa por Benjamin Franklin: erros e contradições”, será ministrada pelo Prof. Dr. Breno Arsioli Moura, a partir das 16h de 21/11/2024, quinta-feira, com transmissão simultânea pelo canal “Debate Consciência” do YouTube, onde ficará gravada após ocorrer. Nela, será analisado como o famoso experimento da pipa, supostamente realizado por Benjamin Franklin (1706-1790) em 1752, foi retratado em ilustrações publicadas ao longo do século 19. Partindo de uma discussão sobre a história das ilustrações científicas e sua importância para a história da ciência, será mostrado que as figuras que retratam o experimento da pipa, por um lado, reproduzem o relato feito por Joseph Priestley (1733-1804) em seu livro sobre história da eletricidade, e, por outro, contribuem para reforçar estereótipos sobre Franklin e sobre seu trabalho em eletricidade, sem contar os diversos erros científicos que ajudam a propagar.

 

Breve currículo: Breno Arsioli Moura é Licenciado em Física (2005) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Mestre (2008) e Doutor (2012) em Ensino de Física pela Universidade de São Paulo (USP). Suas áreas de pesquisa envolvem principalmente os seguintes temas: História da Ciência, Interface História da Ciência e Ensino, Formação de Professores de Física e de Ciências.

 

Responsáveis pela atividade: Professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira (docente do IFSP-Caraguatatuba e Bruno Henrique Torres (estudante da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba).

 

Você pode assistir a webconferência clicando na imagem abaixo ou neste link.

Imagem Cartaz Webconferência 04 11 2024 1

 

Resumo: A webconferência intitulada “A evolução dos telescópios: de Galileu a James Webb”, será ministrada pelo Prof. Dr. Gustavo Iachel, docente da Universidade Estadual de Londrina, a partir das 15h de 04/11/2024, segunda-feira, com transmissão simultânea pelo canal “Debate Consciência” do YouTube, onde ficará gravada após ocorrer. Ela tratará do avanço científico da humanidade, desde o século XV, até o desenvolvimento dos mais recentes telescópios espaciais e terrestres.

- Breve currículo: Gustavo Iachel é Licenciado em Física (UNESP/Bauru), Doutor em Educação para a Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - Bauru) e Mestre pelo mesmo Programa. Pesquisa na área de Ensino de Ciências com ênfase em Ensino de Física e Astronomia e Formação de Professores. É Professor Adjunto da Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Departamento de Física do Centro de Ciências Exatas, bem como professor e orientador no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM) da UEL.

 

Responsáveis pela atividade: Professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira (docente do IFSP-Caraguatatuba e Yasmin Prado Maciel (estudante da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba).

 

Você pode assistir a webconferência clicando na imagem abaixo ou neste link.