Escrito por Felipe Moron Escanhoela Publicado em .

Professores, alunos e interessados em física terão uma nova fonte de informação a partir da metade de outubro: a Sociedade Brasileira de Física (SBF) vai lançar um portal de divulgação científica com material didático, vídeos, fotografias, jogos educativos, entre outros recursos para transmitir conteúdos de física. A idéia é que os usuários também participem, enviando conteúdo para colocar no portal.

Segundo o físico Nelson Studart, coordenador do projeto, a SBF tem muito interesse em ampliar o relacionamento entre o público, os físicos e os professores de Ensino Médio. E a interatividade já começa no nome: a SBF vai escolher o nome do portal com base em sugestões dadas por internautas. É possível mandar sua sugestão pelo sítio http://dell.nossosite.com.br/fisica. O vencedor do concurso receberá uma assinatura anual da revista Física na Escola, publicada pela SBF. "O portal pretende ser um instrumento de informação e de divulgação científica. Mas não queremos competir com agências de notícias; essa não é a intenção. O objetivo maior é divulgar, seja de maneira didática ou não, conteúdos da física", diz.

Editor da Revista Brasileira para Ensino de Física, Studart conta que essa publicação tem um suplemento voltado exclusivamente para os professores de Ensino Médio, a Física na Escola. "Estarão disponíveis no portal comentários escritos por jornalistas sobre os artigos da revista, vídeos e materiais submetidos pelos internautas", explica. Haverá sugestões de links para livros, vídeos e de outros endereços da internet de divulgação científica sobre os assuntos abordados na página. "Além disso, caso os usuários se interessem por algum assunto, disponibilizaremos um fórum, uma espécie de ferramenta de blog, em que eles poderão tirar dúvidas com o autor do artigo", conta.

Segundo o coordenador, o projeto foi desenvolvido em três etapas. E essa é apenas a primeira. "Queremos um portal cada vez mais interativo. Não será apenas um repositório de material, embora também tenha isso. Os leitores poderão submeter trabalhos, materiais de multimídia, responder a enquetes", diz. Por exemplo, se um professor tiver uma experiência legal, ou algum artigo com informações relevantes, poderá mandar o material para a equipe do portal. O artigo vai passar por uma seleção e pode ser publicado. A equipe da revista também vai ensinar aos professores como gerar material multimídia, como filmar experiências etc.

"Além disso, vamos pegar o que há de mais interessante sobre física no portal www.youtube.com e também vamos tornar esse material disponível. Já existe um projeto bem interessante no próprio Youtube, que é o de reunir vídeos interessantes na área de física. Acho que esse é um dos pontos que irá chamar bastante a atenção dos internautas", conta.

Assessoria de Imprensa do CBPF Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo." target="_self">Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.