por Leonardo S. F. dos Santos*

 

Paul Dirac: Emancipador, Transgressor e Libertador      César Lattes – Wikipédia, a enciclopédia livre

Da esquerda para a direita e de bcima para baixo, Marie Curie, Galileu Galilei, Isaac Newton, Albert Einstein, James Clark Maxwell, Max Planck, Ernest Rutherford, Werner Heisenberg, Erwin Schrodinger, Paul Dirac, Stephen Hawking, César Lattes e Emmy Noether. Fonte das fotos: Wikipédia.

Você está lendo este texto em um computador, tablet, celular ou papel. Computadores, tablets e celulares existem graças à Física. Se você está lendo este texto em papel, isso foi devido à uma impressora. Impressoras são resultado da aplicação da Física. Toda a tecnologia moderna originou-se da Física, como por exemplo, lasers, leds, o próprio transporte de energia elétrica que mantém a sociedade ligada, etc.

A Física foi criada pelos físicos e vem sendo aperfeiçoada por eles. Por que não dedicar um dia do ano para esses profissionais? Na verdade, existe um dia do físico, 19 de maio.

Qual a razão da escolaha do dia 19/05 como o "dia do físico"? Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o dia 19/05 não é o aniversário do pai da Física, Issac Newton (04/01), nem do precursor Galileu Galilei (15/02), nem do sistematizador do Eletromagnetismo, James C. Maxwell (13/06), nem do criador da Relatividade, Albert Einstein (14/03), nem dos pais da Mecânica Quântica, Max Planck (23/04), Werner Heisenberg (05/12), Erwin Schrodinger (12/08), nem da mãe da radioatividade, Marie Curie (07/11), nem do pai da Física Nuclear, Ernest Rutherford (30/08), nem do pioneiro das teorias quântico-relativísticas, Paul Dirac (20/10), nem do popular Stephen Hawking (08/01), e nem o descobridor da partícula "píon", o brasileiro César Lattes. (08/05). Aliás, o nome Píon deste Portal é uma homenagem à César Lattes.

A data 19/05 é uma alusão à 1905, o chamado Ano Miraculoso de Einstein. Foi em 1905 que o físico Albert Einstein publicou 4 artigos de grande impacto, incluindo aquele sobre a Teoria da Relatividade. A UNESCO Decretou o centenário do Ano Miraculoso, 2005, como "Ano Internacional da Física".

A Física não é uma ciência acabada, ela continua evoluindo. 

Feliz dia dos físicos, não apenas aos físicos, mas à toda a humanidade!

 

Leonardo Sioufi Fagundes dos Santos é professor de Física da UNIFESP e coordenador do Portal Píon da Sociedade Brasileira de Física.