XXII SNEF

O XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física (XXII SNEF) será realizado no Instituto de Física da USP, na cidade de São Carlos, SP, entre os dias 23 e 27 de janeiro de 2017. Desde 1970 os Simpósios Nacionais de Ensino de Física têm se constituído como um espaço privilegiado de troca de experiências, análises e discussões sobre o ensino de Física para diferentes públicos e em diferentes espaços formativos.

O último encontro, ocorrido em Uberlândia, foi organizado em torno da discussão sobre os Enfrentamentos do Ensino de Física na Sociedade Contemporânea. Há necessidade de dar continuidade a essa discussão e alcançar um novo patamar de qualidade, ampliando os espectros dessa experiência e assim construir compreensões que possam ser socializadas na comunidade e que permitam avanços na direção de um ensino de física que faça sentido para o cidadão contemporâneo.

Quando se busca valorizar uma formação voltada ao cidadão, deve-se pensar em ações educativas em contextos variados e ao longo de toda a vida. Esperamos que o XXII SNEF possa se tornar um espaço que, dando continuidade ao movimento que vêm sendo construído nos últimos simpósios, permita a análise e discussão do papel da Física para uma formação integral do homem/mulher contemporâneo.

A proposta de tema “A Física e o Cidadão Contemporâneo” desse simpósio, busca destacar um olhar para o conhecimento físico que o reconheça e valorize como um conhecimento capaz de contribuir com o potencial que todos têm de ser e estar no mundo de forma crítica, participativa, empenhando-se na construção coletiva do bem comum e de um mundo melhor. Diante dessa nova realidade, povoada por enormes avanços científicos e tecnológicos, com frequência o cidadão contemporâneo é colocado diante de novas situações e questões sociocientíficas que exigem seu posicionamento. Que papel a Física, ensinada na educação formal ou em outros espaços educativos, e sua divulgação nos diferentes contextos sociais, tem desempenhado desse debate? Como poderá aprimorar-se como instrumento, não apenas de compreensão do mundo, mas igualmente de intervenção e transformação da realidade?

Convidamos todos a participarem desse debate, trazendo suas experiências, questões e posicionamentos para o XXII SNEF.

Realização:

     
logo sbf 50 ifsc usp images

 

Apoio:

     
 CNPQ  capes65  fapesp  logos emoh ciermag

 

Patrocinadores:

     
 cidepe
Yadaa logo
 LOGO LF EDITORIAL VETORIZADO (4)  mkt

 MSR

 logo Pasco  Nova Didacta  QDI logo
 republica do saber  LOGO TERRITORIO final 1