Aviso: Programação atualizada.


100


VIII Escola Brasileira de Magnetismo


A Escola Brasileira de Magnetismo Jorge André Swieca (EBM) é um tradicional evento bianual promovido pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), voltado aos estudantes de iniciação científica, pós-graduação e jovens doutores atuando em Magnetismo e Materiais Magnéticos ou áreas afins. Com o objetivo de incentivar e contribuir com a formação profissional dos participantes, a EBM proporciona uma visão dos vários aspectos experimentais e teóricos que envolvem o Magnetismo, agregando sempre desafios atuais e avanços relacionados ao tema e em suas aplicações tecnológicas.

A VIII EBM será realizada na cidade de Ouro Preto – MG no período de 16 a 21 de Outubro de 2011, no Centro de Artes e Convenções da UFOP. O evento está sendo organizado pelos membros dos comitês local e nacional, sob a responsabilidade Prof. Waldemar A. A. Macedo, Pesquisador Titular do Laboratório de Física Aplicada (LFA), do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), Belo Horizonte.

Mantendo o formato tradicional deste evento, a VIII edição da EBM oferecerá mini-cursos e palestras. Haverá também uma sessão de pôsteres, de modo a permitir uma maior interação entre os estudantes e pesquisadores da área. Os mini-cursos e palestras serão tanto de caráter introdutório, para contemplar os participantes que estão iniciando na área, como abordarão temas de fronteira em magnetismo e materiais magnéticos (experimentais e teóricos), envolvendo pesquisas atuais e suas aplicações, ministrados por especialistas de renome na área. Será oferecido ainda um curso prático de preparação e caracterização de filmes finos e ultrafinos, para um grupo de 20 estudantes pré-selecionados, a ser realizado nos laboratórios do CDTN, em Belo Horizonte, entre os dias 22 e 23 de Outubro.

 

Apoio:

 

cnpq capes logo_FAPEMIG CDTN UFOP