Prezados(as) Professores(as) e Estudantes:

Em situações de crise, como a deste momento de pandemia, é natural que haja incertezas e as decisões de gestores em qualquer nível não sejam simples. Como responsáveis pelo planejamento e organização da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) nos dirigimos aos(às)colegas e seus alunos para informar sobre a OBFEP 2020.

A OBFEP, como é do conhecimento de todos, é um programa voltado para as escolas públicas de todo país. Tem como um de seus principais objetivos despertar nos estudantes o interesse pela Física e pela Ciência e assim promover a inclusão social por meio da difusão do Conhecimento.

As escolas, em todos os niveis, tiveram suas atividades presenciais suspensas em todo país desde março. No momento estados e municípios, visando retorno às atividades presenciais, ainda preparam seus cronogramas e protocolos sanitários,  que estão sendo alterados dia a dia conforme a dinâmica da pandemia em cada região do país.

Pesquisas (DataFolha) no final de julho, relativas a estudantes e familiares, indicaram que cerca de 90% tinham medo da contaminação pelo coronavirus (Covid 19) na volta às aulas. Neste contexto os professores, segundo uma pesquisa da Confederação Nacional dos Trabalhadoresda Educação (CNTE),também disseram temer a contaminação e declararam sentirem-se inseguros por não saber como será o retorno.

Embora parte da rede particular de ensino tenha mantido em alguns lugares atividades remotas, a realidade da Escola Pública é que grande parte dos estudantes não tem acesso a equipamentos (computador, tablet, celulares) e à internet  e o fato é que não houve, na grande maioria das cidades,  atividade presencial ou remota na rede pública o que implica na ausência do desenvolvimento, mesmo inicial, do conteúdo programático das disciplinas para esses alunos. Assim, a realização da OBFEP levaria à exclusão da maior parte dos estudantes da rede pública o que contraria um dos principais objetivos do projeto que é a inclusão social. Além disso não haveria condições para a aplicação da prova prática, outro ponto fundamental do projeto.

Foi considerando tais fatos, e visando a segurança da saúde dos professores, estudantes e familiares que a Comissão Nacional da OBFEP, em reunião do dia 31 de julho, decidiu suspender a realização da OBFEP 2020.

Esperando que logo ultrapassemos este momento, que tenhamos o término das medidas de restrição de atividades e possamos reprogramar a realização da OBFEP, solicitamos a compreensão de todos que vêm participando e apoiando este programa.

Atenciosamente,

Comissão Nacional da OBFEP

Em 04 de agosto de 2020

Comentários Restritos.