Para celebrar os 40 anos do Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, está disponível gratuitamente pela editora Letraria a publicação comemorativa “A constituição da área de pesquisa em Ensino de Física: em busca de uma identidade”, uma coletânea de entrevistas organizadas pelos autores Taina de Araujo Carvalho, Carlos Chaves, Andréia Guerra e Ivã Gurgel que resgata a consolidação da pesquisa em Ensino de Física pelas vozes de pesquisadores que viveram o nascimento e a transformação deste campo de pesquisa ao longo dos últimas quatro décadas.

A escolha pelas entrevistas reflete a trajetória dos próprios organizadores na pesquisa de história das ciências. Ao todo, são nove entrevistas em profundidade, e a transcrição de uma fala do professor João Zanetic (IFUSP), falecido em 2024. Para eles, “a história oral se coloca como um caminho muito potente para analisar a história da pesquisa em ensino de física no Brasil”, afirma a pesquisadora Andreia Guerra. Permeando os relatos, a pesquisa documental traz mais profundidade ao tema, complementando pontos expostos por cada entrevista. “Nós realizamos uma pesquisa documental, analisando atas dos congressos, documentos da SBF (atas de conselho, boletins, etc), documentos de políticas públicas, artigos científicos e teses sobre a pesquisa em ensino de física”, explica a organizadora.

Porém, mais que apenas um resgate de lembranças e com a ajuda de cada entrevistado, o livro contextualiza socialmente e politicamente os períodos de transformação deste campo que se situa entre a Física e as Ciências Humanas e que, ao longo dos anos, despertou questionamentos particulares, objetos e metodologias próprias, distinguindo-se tanto da pesquisa em educação – no seu sentido amplo – como da pesquisa em Física.

De acordo com os organizadores, um ponto de destaque com a realização do trabalho foi perceber que, apesar de pesquisadores da área continuarem a busca pela identidade da pesquisa em Ensino de Física, o campo, diferente do de ensino de Biologia e do de ensino de Química conta com dois eventos fortes na área. O Simpósio Nacional de Ensino em Física (Snef), existente desde 1970 e que em suas primeiras versões apresentou discussões a respeito da pesquisa em ensino de física, e o Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (Epef), realizado desde 1986, completando seus 40 anos de existência. Portanto, são quase 60 anos de pesquisa em torno do ensino e da pesquisa em ensino de Física.

Para fazer o dowload do livro e vivenciar por meio da leitura estas décadas de consolidação da pesquisa em Ensino de Física, basta acessar o link www.letraria.net/a-constituicao-da-area-de-pesquisa-em-ensino-de-fisica e baixar a edição gratuitamente.

Por Frederico S. M. de Carvalho