Comunicações/Trabalhos

 

Orientações para trabalhos aceitos

  • Os autores* com trabalhos aprovados devem acessar à sua área de inscrição e enviar o link do vídeo (que corresponde a apresentação do trabalho). O vídeo será transmitido em salas virtuais específicas, chamadas de Comunicações.
  • As Comunicações são os espaços que encontramos para promover maior interação entre os participantes do XXIV SNEF. Em cada sessão, os trabalhos estão agrupados em nove salas simultâneas, organizadas nas linhas temáticas do evento.
  • A apresentação em vídeo de cada trabalho terá duração de até 5 minutos. Em cada sala haverá 6 apresentações (em média), sendo que o autor e demais participantes terão 15 minutos (em média) disponíveis para dialogarem após o término dessas apresentações.

 

Como produzir e submeter a apresentação?

  • Os autores com trabalhos aprovados devem acessar sua área de inscrição e submeter seu vídeo de apresentação. O vídeo não poderá ultrapassar o tempo máximo de 5 minutos. Recomenda-se que utilize o template disponibilizado no link (https://drive.google.com/file/d/1Zi5gs-UKx7HLu94YjJ-25gQEz6-NBbw9/view?usp=sharing).
  • Para o vídeo, sugere-se que o autor responsável pela apresentação apareça na gravação. Nos links [(ZOOM) https://youtu.be/wlPY4hkBCQk  e (OBS) https://youtu.be/HL3mxVvK910] há dois tutoriais que apresentam ferramentas de livre acesso que podem auxiliar na gravação do vídeo. O link do vídeo criado deverá ser enviado até o dia 14/06/2021 na área de inscrição.
  • Ressalta-se que o vídeo deve estar postado na plataforma do Youtube. No link (https://youtu.be/BpD-xu_WZWY) há um  tutorial de como inserir um vídeo no youtube.

 - Para o título do vídeo no youtube intitulá-lo: número do trabalho seguido de um traço e o título do trabalho (até 100 caracteres, que é o máximo permitido pela plataforma). Por exemplo: T596-1 - A questão socioambiental no Brasil: os elementos da física para discutir os problemas enfren

- Para que os vídeos sejam transmitidos no evento estes devem estar indicados como "não sendo um conteúdo para crianças". Cabe ressaltar que vídeos marcados como "conteúdo destinado a crianças" não poderão ser exibidos nas comunicações. Pedimos a todos que verifiquem o status do seu vídeo diretamente no Youtube seguindo os passos:
Passo 1: Entrar na plataforma do youtube.
Passo 2: Selecionar a aba de Youtube Studio.
Passo 3: Selecionar a aba conteúdo.
Passo 4: Passar o mouse por cima do vídeo que você submeteu para o evento e selecionar “Detalhes” (ícone com a figura de um lápis).
Passo 5: Na parte do Público, mudar para a opção “Não, não é um conteúdo para crianças”.
Passo 6: Salvar.
Ressaltamos que não é necessário submeter novamente o link do vídeo, pois com essa mudança o link de acesso não é alterado.

- No momento da submissão do vídeo, os autores devem aceitar o termo de cessão de direitos para uso de imagem e voz. Neste termo o autor autoriza a transmissão do vídeo no dia do evento.

  •  Qualquer dúvida em relação à submissão do vídeo, entre em contato através do e-mail do (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), colocando no assunto “Dúvida - submissão de vídeos”.

 

 

 


*O XXIV SNEF usa o termo de gênero no masculino considerando a tradução em softwares de acessibilidade e inclusão. Salienta-se que a questão de gênero está contemplada e respeitada neste evento.

 

 

______________________________________________________________________________________________________________________________________________ 

Submissões de trabalhos encerradas 

O XXIV SNEF aceitará a partir do dia 01/01/2021 a 21/03/2021 trabalhos para apresentação em nossas comunicações. Para submeter seu trabalho, faça primeiramente o preenchimento do formulário de inscrição no Simpósio (não é necessário por hora pagar). Acesse o Formulário de Inscrição on-line aqui.

Linhas Temáticas

Ao inscrever seu trabalho você deve indicar em que área temática ele se enquadra. Caso tenha dificuldade no enquadramento de seu trabalho, opte por aquela com a qual houver maior identificação.

  1. Materiais, Métodos, Estratégias e Avaliação no Ensino de Física
  2. Formação Inicial e Continuada do Professor em todos os Níveis de Escolaridade
  3. História, Filosofia e Sociologia da Ciência e o Ensino de Física
  4. Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Física
  5. Questões Curriculares no Ensino de Física
  6. Interdisciplinaridade no Ensino de Física
  7. Alfabetização Científica e Tecnológica e Ensino de Física
  8. Mídias Digitais, Divulgação e Comunicação Científica no Ensino de Física
  9. Políticas Públicas e de Inclusão no Ensino de Ciência

CARD2 TrabalhosFinal

Os trabalhos para o SNEF2021 serão em formato resumo e devem ser submetidos em dois arquivos (em formato PDF com no máximo 1MB cada):

  1. Resumo contendo título, autores e suas respectivas instituições, e três palavras-chave, separadas por ponto e vírgula → versão para publicação;
  2. Resumo contendo título e três palavras-chave, separadas por ponto e vírgula → versão para avaliação às cegas por dois pareceristas (sem autores e instituições).

Serão aceitos relatos de experiências, resultados de pesquisas finalizados ou em andamento.

Instruções gerais

  1. O Resumo deverá apresentar o problema e/ou enunciação da temática do trabalho, descrever o trabalho desenvolvido, um panorama dos resultados obtidos e/ou esperados, considerações/conclusões e referências.
  2. O resumo será publicado nas Atas e no site do evento. O Resumo deve ter no mínimo 500 e no máximo 1000 palavras, excluindo as referências.

Clique aqui para fazer o download do Modelo do Trabalho Completo

 

Observações importantes

  1. Cada pessoa poderá submeter no máximo 2 (dois) trabalhos como autoria principal; e até 4 (quatro) trabalhos como co-autoria. 
  2. Os autores devem se certificar do uso da norma culta escrita da língua portuguesa, uma vez que nenhuma alteração poderá ser realizada, caso o trabalho seja aceito.

Clique aqui para submeter

 

Fluxo de aprovação e apresentação do trabalho

Datas importantes

Inscrições online: 01/01 a 14/07/2021
Inscrições Webminicursos: 20/05 a 12/07/2021
Limite do pagamento da taxa de inscrição para Trabalhos Aceitos: 05/06/2021
Limite do pagamento da taxa de inscrição: 15/07/2021
Cancelamento das inscrições pendentes: 16/07/2021
 
Comunicações/Trabalhos
 
Submissão de trabalhos: 01/01 a 21/03/2021
Divulgação preliminar da avaliação dos trabalhos: 16/05/2021
Divulgação final da avaliação dos trabalhos: 31/05/2021
Data limite para apresentação de recursos: 05/06/2021
Data limite para divulgação dos trabalhos aceitos: 24/06/2021
Data limite para envio do link da apresentação de trabalho (vídeo de 5 minutos): 05/06/2021 
 

Seu vídeo será baixado e fará parte do canal do SNEF no Youtube. Devido a isso será requerido a concordância, no envio do link, de um termo de cessão de imagem.

Os trabalhos serão exibidos em uma sessão específica (no período entre 19/07 e 23/07), em que o apresentador (1º autor) deve estar presente. As datas, horários e link de acesso de cada sessão serão previamente disponibilizadas a cada inscrito.

Todos os autores-apresentadores presentes em sua sessão terão a apresentação e seu trabalho certificado.