O Simpósio Nacional de Ensino de Física - SNEF é um encontro tópico da Sociedade Brasileira de Física, realizado a cada dois anos na última semana de janeiro, congregando alunos e professores dos diversos níveis de ensino. O evento visa debater questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem de Física, à pesquisa realizada no campo de investigação do Ensino de Física e à formação de profissionais para atuarem nesse campo, quer como docentes ou como pesquisadores.

Por ser um evento dirigido principalmente aos professores e estudantes de Física, o SNEF tem sido realizado em diferentes regiões do país. O primeiro evento ocorreu no Instituto de Física da USP, na cidade de São Paulo em 1970 e várias outras capitais do país já abrigaram o evento como Belo Horizonte (UFMG) em 1997; Brasília (UNB) em 1999; Natal (UFRN); em 2001; Curitiba (UTFPR e UFPR) em 2003; Rio de Janeiro (CEFET/RJ e UERJ) em 2005; São Luís (UFMA) em 2007; Vitoria (UFES) em 2009; Manaus (UFAM) em 2011; São Paulo (USP) em 2013; Uberlândia (UFU e UFTM) em 2015; São Carlos, SP (IFSC, USP e UFSCAR) em 2017. Em 2019, o XXIII SNEF ocorrerá entre os dias 27/01 e 01/02, na cidade de Salvador, BA, organizado por docentes da IFBA e UFBA.

Por meio dessa chamada, a Sociedade Brasileira de Física, através de sua Secretaria de Assuntos de Ensino e Comissão de Reuniões, convida os possíveis interessados a submeterem propostas para a organização do XXIV SNEF em 2021, indicando o local, instituições organizadoras e os coordenadores locais. A Assembleia Geral do XXII SNEF em Salvador discutirá e analisará as proposições e apresentará uma proposta a ser submetida à aprovação pela Comissões de Ensino e de Reuniões da SBF.

É essencial que as propostas explicitem apoio das instituições dos responsáveis locais pela organização. Para isso, solicita-se dos interessados que apresentem propostas que garantam de antemão o apoio da instituição que pretenda sediar o SNEF, bem como a colaboração de um grupo mínimo de colegas que constituirão o comitê organizador local, encarregado de encontrar locais para hospedagem dos professores e estudantes participantes e espaços como auditórios com infraestrutura adequada para a realização das atividades programadas para o evento, tais como palestras, conferências e mesas redondas, salas e outros espaços que comportem sessões de comunicações e de exibição de painéis, exposições, minicursos, além de encontros temáticos.

Os interessados em organizar o próximo SNEF, devem constituir uma proposta informando:

1) Sede do XXIV SNEF (Cidade, Instituição).
2) Nome do coordenador/coordenadora do encontro e de outros responsáveis pela comissão organizadora local.
3) Infraestrutura disponível (número de auditórios e capacidade, quantidade de salas disponíveis para realização das sessões, recursos de informática e para apresentação), e se esses locais estão concentrados em uma área da cidade/campus ou espalhados.
4) Número de participantes que o local tem condições de receber.
5) Possíveis locais para alojamento dos professores e estudantes, especificando a capacidade e distância aproximada do local de realização do evento e informações sobre a infra estrutura disponível para atender os participantes em termos de alimentação.
6) Possibilidade concreta de sua instituição ou órgãos do governo do seu estado em apoiar a realização do evento e facilitar a participação de professores da rede pública estadual.
7) Um ou mais temas gerais para o encontro, com justificativa.
A proposta deve ser feita por escrito e ter a assinatura dos membros da comissão local, acompanhada de carta de apoio à proposta assinada pelos dirigentes máximos da(s) unidade(s) e instituição(ões).

A proposta e os demais documentos que a compõem devem ser enviados, até o dia 17 de dezembro de 2018 (data de postagem), ao Secretário para Assuntos de Ensino da SBF, Prof. Mauricio Urban Kleinke (UNICAMP), para os seguintes e-mails: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. No assunto da mensagem identificar como: Proposta XXIV SNEF – (nome da cidade proponente).

A candidatura será analisada e colocada para apreciação durante a Assembleia Geral do XXIII SNEF sendo, portanto, necessário que um representante da candidatura esteja presente nesta ocasião e apto a apresentar sua proposta.

Algumas informações a respeito da organização de eventos da SBF podem ser encontradas no site da SBF, Instruções para Organização de Eventos da SBF.

Para mais detalhes sobre o evento, consultar: http://www.sbfisica.org.br/~snef/xxiii/index.php