Chamada de Propostas para Organização do XXII SNEF

O Simpósio Nacional de Ensino de Física - SNEF é um encontro tópico da Sociedade Brasileira de Física, realizado a cada dois anos na última semana de janeiro, congregando alunos e professores dos diversos níveis de ensino. O evento visa debater questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem de Física, à pesquisa realizada no campo de investigação do Ensino de Física e à formação de profissionais para atuarem nesse campo, quer como docentes ou como pesquisadores.

Por ser um evento dirigido principalmente aos professores e estudantes de Física, o SNEF tem sido realizado em diferentes regiões do país. O primeiro evento ocorreu no Instituto de Física da USP, na cidade de São Paulo em 1970 e várias outras capitais do país já abrigaram o evento como Belo Horizonte (UFMG) em 1997; Brasília (UNB) em 1999; Natal (UFRN); em 2001; Curitiba (UTFPR e UFPR) em 2003; Rio de Janeiro (CEFET/RJ e UERJ) em 2005; São Luís (UFMA) em 2007; Vitoria (UFES) em 2009; Manaus (UFAM) em 2011; São Paulo (USP) em 2013.

Em 2015, o XXI SNEF ocorrerá entre os dias 26 e 30 de janeiro, na cidade de Uberlândia, MG. Na Assembleia Geral do encontro, os sócios da SBF presentes decidirão o local e a comissão organizadora do simpósio seguinte, em janeiro de 2017.

Por meio dessa chamada, a Secretaria de Ensino da Sociedade Brasileira de Física convida os interessados a submeterem propostas de instituição / instituições, bem como a indicação dos responsáveis locais, para a organização do XXII SNEF.

É essencial que as propostas explicitem apoio das instituições dos responsáveis locais pela organização. Para isso, solicita-se dos interessados que apresentem propostas que garantam de antemão o apoio da instituição que pretenda sediar o SNEF, bem como a colaboração de um grupo mínimo de colegas que constituirão o comitê organizador local, encarregado de encontrar locais para hospedagem dos professores e estudantes participantes e espaços como auditórios com infraestrutura adequada para a realização das atividades programadas para o evento, tais como palestras, conferências e mesas redondas, salas e outros espaços que comportem sessões de comunicações e de exibição de painéis, exposições, minicursos, além de encontros temáticos.

Os interessados em organizar o próximo SNEF, devem constituir uma proposta informando:

1) Sede do XXII SNEF (Cidade, Instituição).

2) Nome do coordenador/coordenadora do encontro e de outros responsáveis pela comissão organizadora local.

3) Infraestrutura disponível (número de auditórios e capacidade, quantidade de salas disponíveis para realização das sessões, recursos de informática e para apresentação), e se esses locais estão concentrados em uma área da cidade/campus ou espalhados.

4) Número de participantes que o local tem condições de receber.

5) Possíveis locais para alojamento dos professores e estudantes, especificando a capacidade e distância aproximada do local de realização do evento e informações sobre a infra estrutura disponível para atender os participantes em termos de alimentação.

6) Possibilidade concreta de sua instituição ou órgãos do governo do seu estado em apoiar a realização do evento e facilitar a participação de professores da rede pública estadual.

7) Um ou mais temas gerais para o encontro, com justificativa.
A proposta deve ser feita por escrito e ter a assinatura dos membros da comissão local, acompanhada de carta de apoio à proposta assinada pelos dirigentes máximos da(s) unidade(s) e instituição(ões).
A proposta e os demais documentos que a compõem devem ser enviados, até o dia 10 de janeiro de 2015 (data de postagem), à Secretária para Assuntos de Ensino da SBF, profa. Lúcia Helena Sasseron, para o seguinte endereço:

Sociedade Brasileira de Física
Rua do Matão, Travessa R, 187 - Edifício Sede - Cidade Universitária
CEP 05508-090, São Paulo, SP

Cópia digital destes documentos também devem ser enviada, até o dia 10 de janeiro de 2015, para o seguinte email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

No assunto da mensagem identificar como: Proposta XXII SNEF – (nome da cidade proponente).

A candidatura será analisada e colocada para apreciação durante a Assembleia Geral do XXI SNEF sendo, portanto, necessário que um representante da candidatura esteja presente nesta ocasião e apto a apresentar sua proposta.

Algumas informações a respeito da organização de eventos da SBF podem ser encontradas no manual de Procedimentos para a Organização de Eventos da SBF

(http://www.sbfisica.org.br/eventos/Procedimentos_para_organiza%E7%E3o_de_eventos.pdf)

São Paulo, 18 de dezembro de 2012.

Vejam mais detalhes na página http://www.sbfisica.org.br/~snef/xxi/

São Paulo, 12 de setembro de 2014.