Reações e Estruturas Nucleares

Este setor da RENAFNA congrega os participantes, tanto teóricos como experimentais, envolvidos com o estudo de Reações e Estrutura Nuclear. Diversas questões chaves da Física Nuclear fundamental tem sido debatidas na comunidade internacional, dentro de um programa que investe na busca de respostas. 

Existe um consenso internacional sobre a importância destas questões, formuladas entre outros, no Long range Plan da Nuclear Science Advisory Committee (NSAC2007) e Nuclear Physics European Collaboration Committee (NUPECC) em 2010 (NuPECC2010). Questões diretamente ligadas a estrutura da matéria nuclear, sobre a interação entre os hadrônica e formação dos núcleos e qual é o papel dos núcleos na evolução do universo? Nos últimos anos houve um grande progresso no campo de estrutura nuclear com o desenvolvimento de feixes radioativos de alta qualidade, pois eles permitem um acesso a regiões da carta de nuclídios ainda inexploradas. Existem hoje várias instalações em funcionamento e outras em construção para a produção de feixes radioativos, envolvendo investimentos da ordem de centenas de milhões de dólares. O Brasil possui, na Universidade de São Paulo, a única instalação experimental do hemisfério sul, denominado Radioactive Íon Beams in Brazil (RIBRAS), que permite produzir feixes radioativos leves e de baixa energia. 

Muitas linhas de pesquisas estão distribuídas em grupos tanto experimentais como teóricos em nosso país dedicando-se ao estudo das estruturas nucleares através do mecanismo de reações entre núcleos e seus modos de decaimento. 

Discussões dirigidas dentro destes temas e similares, bem como a divulgação de eventos diretamente ligados a estas aplicações poderão ser dirigidos a toda a comunidade e documentadas dentro deste setor.

Eventos de Reações e Estruturas Nucleares

Projetos Relacionados