Física Nuclear Aplicada

Este setor da RENAFNA congrega os participantes, tanto teóricos como experimentais, envolvidos com os mais diversos temas de aplicação da Física Nuclear. Inclui as aplicações na área de saúde, tais como os atuantes na Física Médica, bem como os participantes ligados ao estudo da produção de energia em reatores nucleares, além de participantes trabalhando no emprego de técnicas nucleares e radiações na física de materiais e em sistemas biológicos.

Incluem-se também participantes atuando no desenvolvimento de tecnologias de métodos e instrumentação nucleares assim como participantes trabalhando na aplicações de técnicas nucleares voltadas ao controle do meio ambiente, dos processos de datação de materiais e peças, e a utilização da espectroscopia de massa em aceleradores com suas mais diversificadas aplicações. Mencionamos aqui algumas linhas de pesquisa nesta subárea identificadas nos grupos atuantes no país: Aplicações de espectrometria de massa com aceleradores (AMS); Efeitos de radiação ionizantes em satélites e eletrônica; Instrumentação nuclear para física médica; Paleoclimatologia, mudanças climáticas e radiação ambiental; Reatores de potencia, reatores e reatores multipropósito; Radiação em nanotecnologia; Hadronterapia; Imagiamento e simulações de Monte Carlo em física médica; Arqueometria e arqueologia; Física de solos, alimentos e meio ambiente.

Discussões dirigidas dentro destes temas e similares, bem como a divulgação de eventos diretamente ligados a estas aplicações poderão ser dirigidos a toda a comunidade e documentadas dentro deste setor.

Eventos de Física Nuclear Aplicada

  • 03/09/2016
    Encontro de Física 2016
    O Encontro de Física de 2016 será uma edição especial dos eventos oficiais da SBF, reunindo todas suas áreas de atuação, em comemor

  • 11/09/2016
    International Nuclear Physics Conference- INPC2016
    We are pleased to announce that the 26th International Nuclear Physics Conference (INPC2016) will take place in Adelaide (Australia) from September 11-16, 2016. The 25th INPC was h

Projetos Relacionados

Perguntas para Física Nuclear Aplicada