A Física Nuclear Hoje

A Física Nuclear se caracteriza como um importante campo de pesquisa na atualidade, que propicia informações fundamentais no entendimento da natureza, com grande relevância para o conhecimento e compreensão do mundo em que vivemos. Esta ciência tem como objetivo a investigação dos elementos que compõe a natureza, a evolução e estrutura da matéria nuclear, a compreensão da interação entre seus constituintes, o mecanismo das diferentes reações e decaimentos nucleares, e as possíveis transições de fase da matéria nuclear em condições extremas de densidade e temperatura. O que vemos é que questões fundamentais em aberto dentro destes temas tem levado a Física Nuclear de nossos dias a ampliar seus horizontes e hoje seu alcance se estende notavelmente, desde as partículas mais fundamentais, como os quarks e glúons, até ao âmbito cosmológico com o estudo das transições de fase associada ao universo primordial.

​Por outro lado, nesta busca pela compreensão das propriedades dos núcleos e da matéria nuclear do ponto de vista fundamental foram surgindo muitas técnicas de detecção e de utilização de feixes e aceleração de partículas que serviram de base para novas tecnologias nucleares e suas aplicações em muitos outros ramos do conhecimento cientifico a serviço do homem. Assim, hoje temos a contribuição e o avanço das novas tecnologias da Física Nuclear para a composição da matriz de produção de energia em todos os pais desenvolvidos e em desenvolvimento no mundo. Além disso, vemos tecnologias nucleares se difundirem dentro da medicina, da analise de novos materiais, nas datações de peças e relicários da historia da humanidade.

​Apesar do enorme avanço já obtido na compreensão dos fenômenos nucleares, muito ainda existe para ser estudado no contexto da pesquisa básica nessa área da ciência e seguramente muitas aplicações irão surgir para o beneficio do da sociedade. A figura ao lado apresenta um esquema envolvendo a Física Nuclear fundamental, sua instrumentação e algumas de suas diversas aplicações, em atividade no Brasil.

Objetivo e Finalidade do Portal RENAFNA

O Portal congrega pesquisadores, estudantes e pós-doutores (referenciados como participantes do Portal) e envolvidos em atividades de investigação na área de Física Nuclear e suas tecnologias no Brasil. Tem por objetivo principal viabilizar a articulação destes profissionais, colocando-os em contato direto e estimulando a colaboração entre eles ou entre os grupos de pesquisa de diferentes instituições espalhadas por todo o país. Desta maneira teremos uma Rede Nacional de Física Nuclear e Aplicações - RENAFNA, interligando pesquisadores, laboratórios e grupos de pesquisa nacionais visando também conexões futuras com outras redes no exterior.

O portal oferece a possibilidade de se manter temas em discussão entre os participantes cadastrados, assim como divulgar num ambiente só os recursos existentes nas diferentes instituições de pesquisa, seus grupos e linhas de pesquisa. Permite também a divulgação de informações sobre eventos científicos, os quais ficam registrados e documentados no site, assim como oportunidades profissionais oferecidas dentro da comunidade, setorizada nas seguintes subáreas: Astrofísica Nuclear e Cosmologia; Física de Altas Energias; Reações e Estrutura Nuclear; e Física Nuclear Aplicada.

O Portal contempla quatro setores:

  • Física Nuclear Aplicada
  • Física de Altas Energias
  • Reações e Estrutura Nuclear
  • Astrofísica Nuclear e Astropartículas
Clique aqui e cadastre-se!