Na tarde do dia 13 de julho, pelas 15h30, realizou-se a cerimônia de premiação dos alunos e docentes que participaram da última edição daOlimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), em 2014. O evento, que decorreu no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), premiou cerca de 150 estudantes, tendo reunido, além dos premiados, docentes, familiares e autoridades civis e militares.

2MESA350Na cerimônia, a mesa de honra, presidida pelo Ministro José Aldo Rebelo Figueiredo (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI), foi constituída pelos Profs. Drs. Tito José Bonagamba (Diretor do IFSC/USP), Hernan Chaimovich Guranlik (Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq), Helena Bonciani Nader (Presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC), Ricardo Magnus Osório Galvão (Presidente da Sociedade Brasileira de Física – SBF), Antônio Carlos Hernandes (Pró-Reitor de Graduação da USP), José Eduardo Krieger (Pró-Reitor de Pesquisa da USP), José David M. Viana (Coordenador Nacional da OBFEP) e Eronildo Braga Bezerra (Secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social – MCTI), que representou o docente Adalberto Fazzio, Subsecretário de Coordenação das Unidades de Pesquisa – MCTI.

Durante a cerimônia, o Pró-Reitor de Pesquisa da USP, José Eduardo Krieger, ressaltou a importância das escolas públicas, tendo sublinhado a honra em ver esses jovens finalistas fazerem parte do ensino médio, em instituições educacionais públicas. A USP tem grande interesse nesse tema e está fazendo uma série de esforços para ir ao encontro desses jovens talentosos, que saem das escolas públicas, motivo pelo qual a USP irá oferecer bolsas aos jovens que mais se destacarem em suas escolas, afirmou ele.

Posteriormente, o Presidente da SBF, Ricardo Galvão, falou sobre o importante papel da Sociedade Brasileira de Física no contexto de pesquisa. Segundo ele, a sua instituição – Sociedade Brasileira de Física – tem uma grande preocupação com a formação dos alunos de escolas públicas. Agradeço muito ao governo do estado brasileiro, que tem mostrado a importância que há no treinamento desses jovens estudantes, disse ele. Além disso, Galvão enalteceu a necessidade de promover, principalmente ao longo do ensino médio, uma maior interação dos alunos com as ciências. Nesse sentido, criticou a atuação de muitas escolas públicas, tendo sublinhado a necessidade de investir em laboratórios de ciência, já que muitas instituições públicas não oferecem esse tipo de atividade aos estudantes.

Em seguida, o Diretor do IFSC/USP, Tito José Bonagamba, dissertou sobre o Instituto de Física de São Carlos, inclusive, sobre a qualidade dos estudantes desta Unidade, que tem se destacado na USP como um todo, já que é detentora da maior produtividade científica e do número de patentes depositadas por seus integrantes, o que reforça seu caráter inter e multidisciplinar – cerca de 25% dos docentes do IFSC/USP não tem formação em física, mas, sim, em outras ciências.Essa porcentagem também corresponde ao número de docentes estrangeiros que atuam no Instituto, disse Bonagamba, que ressaltou, inclusive, o sucesso obtido pela Unidade em projetos de âmbito nacional e internacional.

Além de ter enaltecido outros feitos importantes do IFSC/USP, o diretor citou a Escola de Física Contemporânea, evento anual voltado aos alunos do ensino médio e cuja edição de 2015 teve início no último domingo,12 de julho. O docente também falou sobre a bem sucedida série denominada Concertos USP / Prefeitura Municipal de São Carlos, iniciativa promovida pela Unidade em parceria com a Coordenadoria de Arte e Cultura, da Prefeitura Municipal de São Carlos e com o Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FCLRP/USP). Essas e outras inúmeras atividades têm permitido criar um ambiente profícuo e humano aos futuros profissionais de nosso país, pontuou.

6ENTREGAMED300Após a fala de Bonagamba, os três professores que mais se evidenciaram na OBFEP 2014, cada um com atuação em instituição de âmbito municipal, estadual ou federal, receberam seus certificados, bem como as placas atribuídas às instituições de ensino onde trabalham. A entrega foi realizada pelo Ministro Aldo Rebelo. Posteriormente, os alunos premiados – integrados em grupos – receberam suas medalhas das mãos dos integrantes da mesa de honra, que posteriormente foi enriquecida com as presenças do Prefeito de São Carlos, Paulo Altomani, e do Deputado Federal Lobbe Neto.

Também estiveram presentes na cerimônia de premiação da OBFEP, entre muitas outras, as seguintes autoridades: Major Alexandre Wellington de Souza (Subcomandante do 38º Batalhão de Polícia Militar de São Carlos), Prof. Dr. Carlito Lariucci (COBFEP), Profa. Dra. Maria das Graças Martins (COBFEP), Prof. Dr. Nemitala Added (Comissão de Cultura e Extensão do IF-USP, tendo representado o Prof. Marcelo Martinelli, atual Coordenador da OBFEP no estado de São Paulo), Prof. Dr. Glaucius Oliva (IFSC/USP), Profa. Dra. Yvonne Primerano Mascarenhas, pioneira do IFSC, Prof. Dr. Vanderlei Bagnato (que foi várias vezes citado pelo Ministro como um exemplo a ser seguido na área científica), os diretores do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU/USP) e de Química de São Carlos (IQSC/USP), nomeadamente  os Profs. Drs. Carlos Martins e Germano Trimigliosi Filho, e o Prof. Dr. Euclydes Marega Júnior (docente do IFSC/USP e Ex-Coordenador da Olimpíada no estado de São Paulo).

5MINISTROALDOREBELO300

No encerramento da cerimônia, Aldo Rebelo agradeceu aos alunos, docentes, familiares e autoridades presentes. Em sua fala, o ministro sublinhou a grande influência que os professores, inclusive os pais, têm sobre os estudantes. Sem os docentes e familiares, esta Olimpíada não estaria sendo organizada, afirmou ele, acrescentando que os professores merecem todo o reconhecimento, carinho e gratidão. Se quisermos ser rigorosos na cobrança, devemos ser generosos no reconhecimento, concluiu ele.

 

 

 

 

 

 

 

Confira, abaixo, algumas imagens dessa cerimônia:

OBFEP2014250-01OBFEP2014250-02

OBFEP2014250-03OBFEP2014250-04

OBFEP2014250-05OBFEP2014250-06

OBFEP2014250-07OBFEP2014250-08

OBFEP2014250-09OBFEP2014250-10

OBFEP2014250-011OBFEP2014250-012

OBFEP2014250-013OBFEP2014250-014

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação – IFSC
Notícia original:  USP São Carlos

Comentários Restritos.