Natal - Rio Grande do Norte - Brasil

Encontro de Física 2016

03 a 07 de setembro

  • Home

Identificação e Histórico

O Encontro de Física de 2016 será uma edição especial dos eventos oficiais da SBF, reunindo todas suas áreas de atuação, em comemoração a seu cinquentenário. A Sociedade foi fundada em 14 de julho de 1966, em assembleia realizada na XVIII reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em Blumenau, presidida pelo Professor José Goldemberg. Nela estavam presentes pioneiros da física brasileira, Mário Schenberg, Jaime Tiomno, Elisa Frota-Pessoa, Suzana Vilaça, Iuda Goldman Vel Lejbman, Emiko Okuno, Igor Pacca, Jesuína Pacca, Thereza Borello e outros. Os presentes elegeram uma diretoria provisória, sob a direção do Professor Oscar Sala e escolheram a cidade de São Paulo para sua sede.

Nestes cinquenta anos, a SBF tem desempenhado um papel seminal na promoção da pesquisa científica no país, assumindo sempre uma posição independente e construtivamente crítica nos grandes assuntos que dominaram o cenário científico e tecnológico brasileiro. Atualmente tem cerca de doze mil associados, sendo a maior sociedade científica do país, e vários de seus associados já prestaram destacados serviços à Nação, como os ex-ministros José Goldemberg, José Israel Vargas e Sérgio Rezende.

A SBF mantém uma programação de eventos regulares, alguns anuais e outros bi-anuais. Por ocasião do Encontro de Física 2016, alguns deles serão agrupados em um único, não somente em comemoração ao cinquentenário da SBF, mas também para estimular a colaboração entre pesquisadores de diferentes áreas. Confira os eventos que serão agrupados, com os respectivos números médios de participantes indicados entre parêntesis:

• Encontro Nacional de Física de Partículas e Campos (200)
• Reunião de Trabalho sobre Física Nuclear no Brasil (200)
• Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada (1000)
• Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (300)
• Encontro Brasileiro de Física dos Plasmas (150)

A experiência do agrupamento de eventos já foi realizada uma vez em 2011, com bastante êxito, e se o mesmo ocorrer nesta ocasião, o Conselho da SBF pretende promovê-la sempre a cada cinco anos.

Infelizmente a data de realização do evento não pode ser em julho, como seria desejável, devido à realização da Olimpíada este ano; de fato, várias agências de turismo consultadas nos aconselharam a não realizar nenhum grande evento no país antes e próximo da Olimpíada. O local escolhido foi Natal, devido às excelentes condições de infraestrutura, a existência do Instituto Internacional de Física, e ao empenho do comitê local.

Local e Data

Natal, RN
Hoteis Praia Mar, Rifoles e Pontalmar
3 a 7 de setembro de 2016

Realização: 

logo sbf 50

Apoio: 

CNPQ
 
CAPES
 
fapesp
 
FAPEMIG

 

FAPEMIG