Durante o XX Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada (Caxambú, MG, junho de 1997), foi discutida a necessidade de se criar uma Escola Brasileira de Magnetismo (EBM), nos moldes de outras Escolas que vinham sendo realizadas no Brasil. Em 1998 foi solicitada à Sociedade Brasileira de Física a inclusão da Escola Brasileira de Física no calendário oficial das Escolas e o seu apoio. A solicitação foi bem acolhida e aprovada, e a EBM passou a integrar o conjunto das Escolas Brasileiras de Física Jorge André Swieca da Sociedade Brasileira de Física, com uma frequência prevista de dois em dois anos.

A I Escola Brasileira de Magnetismo (EBM 98) foi realizada no Instituto de Física da USP (IFUSP), em São Paulo, sob a coordenação do Prof. Antônio Domingues dos Santos. A edição seguinte foi realizada em agosto de 1999 (II EBM), no Rio de Janeiro, coordenada pelo Prof. Miguel Novak. A III EBM ocorreu em Porto Alegre, em outubro de 2001, coordenada pelos Profs. João Schmidt e Rubem Sommer. Durante a EBM 2001, os membros do Comitê Organizador Nacional concordaram que as próximas escolas seriam realizadas em São Carlos, em 2003, e Goiânia ou Brasília, em 2005. Assim, a IV EBM foi realizada em São Carlos, em novembro de 2003, sob a coordenação dos Profs. Adilson J. A. de Oliveira e Wilson A. Ortiz. Em outubro 2005, sob a coordenação dos Profs. Fernando Pelegrini (IF-UFG) e Paulo César de Morais (IF-UNB), a V EBM foi realizada em Goiânia. A VII EBM ocorreu pela primeira vez na região Nordeste do País em outubro de 2009, em Natal, sob coordenação do Prof. Claudionor G. Bezerra.

Em sua oitava edição, a EBM deste ano está programada para ocorrer no período de 16 a 21 de Outubro, no Centro de Artes e Convenções da UFOP (antigo prédio do Parque Metalúrgico), em Ouro Preto, coordenada pelo Prof. Waldemar A. A. Macedo. As atividades serão estendidas durante os dias 22 e 23 de outubro, no LFA / CDTN, em Belo Horizonte, com um breve curso prático/experimental, a ser ministrado apenas para um pequeno número de alunos devido às limitações inerentes a tal tipo de evento.