IX Escola Brasileira de Magnetismo

Escola Brasileira de Magnetismo (EBM)Fotos de Vitória é um tradicional evento bianual promovido pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), dirigido particularmente aos estudantes de iniciação científica (IC), alunos de pós-graduação (mestrado e doutorado) e jovens doutores ou interessados atuantes, que buscam se aprimorar nas áreas de Magnetismo e Materiais Magnéticos. Este evento vem sendo realizado, com sucesso, por instituições e grupos de pesquisa em Magnetismo no Brasil há, pelo menos, duas décadas. Ele objetiva incentivar e contribuir com a formação profissional dos participantes, proporcionando uma visão dos vários aspectos experimentais e teóricos que envolvem o magnetismo de materiais volumétricos e nanoscópicos, agregando sempre desafios atuais e avanços relacionados aos aspectos fundamentais sobre o tema e suas aplicações tecnológicas.

Mantendo o formato tradicional deste evento, a IX edição da EBM prepara-se para oferecer palestras e minicursos, além da sessão de pôsteres, buscando contribuir significativamente para o aumento do conhecimento dos participantes e para uma maior interação entre os estudantes e pesquisadores da área. Dessa forma, a IX EBM está sendo cuidadosamente organizada pelos membros dos comitês local e nacional, sob a responsabilidade dos Profs. Edson Passamani Caetano e Armando Yoshihaki Takeuchi, do Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). O período de realização do evento será de 3 a 9 de novembro de 2013. No período de 04 a 08 de novembro, ocorrerão às palestras no auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE/UFES) em Vitória, que possui capacidade para 250 participantes. As atividades práticas do minicurso ocorrerá no LEMAG, localizado também no CCE, durante os dias 08 (vespertino) e 09 de novembro de 2013.

Além dos minicursos e palestras, tanto em caráter introdutório, para contemplar os participantes que estão iniciando na área, como abordando temas de fronteira em Magnetismo e Materiais Magnéticos (experimentais e teóricos), envolvendo pesquisas atuais e suas aplicações, realizaremos também um curso prático de caracterização magnética de materiais pelas técnicas de VSM (Vibrating Sample Magnetometry) e Susceptibilidade Magnética AC em amostras cristalinas e nanoscópicas, para um grupo de 20 estudantes pré-selecionados, no Laboratório de Espectroscopia Mössbauer e Magnetometria (LEMAG) do Departamento de Física da UFES.

 

REALIZAÇÂO:

logo sbf

 

APOIO:

cnpq           CAPES        ufes-01       fapes-01