por Leonardo S. F. dos Santos*
O artigo "A Páscoa e a Astronomia" apresentou três erros que já foram corrigidos. Ferreira Neto.
Anselmo Augusto, bacharel em Física e mestre em Astronomia pela USP e técnico do IBGE, apontou que a data dos equinócios podem variar 3 dias, não dois. O equinócio de março pode cair entre 19/03 a 21/03. O equinócio de setembro varia entre 22/09 e 24/09.
Maria de Fátima Ferreira Neto, bacharel em Física pela USP, mestra e doutora em engenharia civil pela UNICAMP e professora da UNIP, indicou diversos erros ortográficos e um trecho com interpretação dúbia.
Thaís Cyrino de Mello Forato, bacharél e licenciada em Física e mestre em História da Ciência pela PUC-SP, doutora em Educação pela USP e professora da UNIFESP, pontuou dois trechos com interpretações ambíguas.
O terceiro erro foi notado pelo próprio autor ao reler o artigo. O ano tropical tem 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos. Na versão não corrigida, o ano tropical tinha 10 segundos a mais.
Um agradecimento a todos os que notaram e avisaram sobre os erros.
*Leonardo Sioufi Fagundes dos Santos é professor da UNIFESP, campus de Diadema.