• banner8
  • banner7
  • banner6
  • banner9
  • banner3
  • banner1
  • banner10
  • banner5
  • banner2
  • banner4

ATIVIDADES PARALELAS DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA 2013

Em 2013 a comissão da Olimpíada Brasileira de Física esta programando uma série de atividades paralelas às provas da 1ª, 2ª e 3ª fases. Estas atividades têm como objetivo estimular todos os alunos que participam da OBF 2013 ao estudo de Física de uma forma diferente. Além de atividades para os alunos, há atividades para os professores cadastrados participarem de forma ativa da preparação da Olimpíada Brasileira de Física de 2013.
O tema das Atividades Paralelas de 2013 será: FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA, tema gerador da 1a fase da OBF 2014 e contará com:         
(1) concurso de Ilustrações sobre o tema proposto,
(2) concurso de fotografias com tema livre e
(3) desafio para equipes coordenados por um professor: Demonstrar a partir de um experimento processos de transformação/conversão de energia, preferencialmente utilizando fontes renováveis: energia eólica, energia solar. Medir experimentalmente parâmetros como: a eficiência de conversão do processo entre outros.

Divulgue o nosso cartaz

 I - Física e ARTE

I.1 - CONCURSO DE ILUSTRAÇÕES (para alunos de todos os níveis)

OBJETIVOS: O objetivo é o de elaborar uma ilustração que interprete o tema FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA em tamanho de no máximo 30x42 cm.
CATEGORIAS: 1 – Ilustração a mão livre usando qualquer técnica de desenho; (veja o exemplo abaixo). 2 - O desenho pode ser feito também por computador (ilustração digital).  Cada participante poderá participar com apenas uma ilustração em uma das categorias. A ilustração deve ser acompanhada de um texto que explique o conteúdo da mesma evidenciando os aspectos e conceitos Físicos.
CRITÉRIOS DE JULGAMENTO: Originalidade na interpretação artística; conter evidencia de leis físicas; aspectos visuais e plásticos.
FORMA DE APRESENTAÇÃO: Preencher o formulário específico e enviar o original da ilustração para endereço da Coordenação Nacional da OBF.
   
e9
Ilustração vencedora em 2012 - Thaynã Benício da Silva
Escola Estadual Afonso Pena Junior – São Tiago – MG

PREMIAÇÃO: Serão premiadas com placas(ou medalhas) as melhores ilustrações de cada categoria. A critério da comissão poderão ser oferecidas Menções Honrosas.

Ficha de Inscrição (clique aqui)

I.2 – CONCURSO DE FOTOGRAFIAS (para alunos de todos os níveis e professores cadastrados)
OBJETIVOS: Compor uma foto (usando qualquer tipo de câmera ou celular) que represente um fenômeno Físico. Cada participante poderá participar com apenas uma foto.
CRITÉRIOS DE JULGAMENTO: Originalidade da foto; interpretação artística; conter claramente um fenômeno físico; aspectos visuais e plásticos.
CATEGORIAS: 1 – Alunos de todos os níveis; 2 – Professores cadastrados.
FORMA DE APRESENTAÇÃO: Preencher o formulário específico e enviar o arquivo gravado da foto em CD (em qualquer formato ou resolução) para o endereço da Coordenação Nacional da OBF. A foto deve ser acompanhada de um texto que explique o conteúdo da mesma.
PREMIAÇÃO: Serão premiados com placas(ou medalhas) os primeiros colocados de cada categoria. A critério da comissão poderão ser oferecidas Menções Honrosas.

Refracao_difusa

Foto vencedora de 2012
Carlos Marcone Magalhães
Colégio Ângulo de Viçosa – Viçosa - MG

Ficha de Inscrição (clique aqui)

II – CONCURSO DE PROBLEMAS (para professores cadastrados)
OBJETIVOS: Compor um banco de questões para a 1ª fase da OBF 2014 a partir do tema FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA. Todos os problemas enviados (e aprovados previamente por uma comissão de avaliação) poderão compor, a partir de fev/2014, um material que ser utilizado para consulta de todos os alunos. Cada professor poderá enviar um conjunto com 5 problemas originais (com a resolução) para qualquer nível e que esteja inserido dentro do programa da OBF e inspirados no tema gerador.
FORMA DE APRESENTAÇÃO: Formulário e as instruções de envio disponíveis na área de acesso dos professores.
CRITÉRIOS DE JULGAMENTO: Originalidade, adequação ao tema gerador, clareza na escrita.
PREMIAÇÃO: Placa/medalha para o professor com o melhor conjunto de problemas. A critério da comissão poderão ser oferecidas Menções Honrosas.

Observação: A inscrição é realizada através da área de acesso dos professores cadastrados (clique aqui)

III – DESAFIO DE FÍSICA (para equipes formadas por alunos de escolas participantes e orientadas pelo professor cadastrado)
OBJETIVOS: Demonstrar a partir de um experimento processos de transformação/conversão de energia, preferencialmente utilizando fontes renováveis: energia eólica, energia solar. Medir experimentalmente parâmetros como: a eficiência de conversão do processo entre outros.
PARTICIPANTES: Cada escola cadastrada pode participar com quantas equipes desejar de no máximo 5 estudantes (de qualquer nível) coordenados pelo(s) professor(es) cadastrado(s).
CRITÉRIOS DE JULGAMENTO: O experimento/montagem experimental não necessita ser original. Serão levados em consideração no julgamento: criatividade do aparato experimental/metodologia, qualidade dos resultados e sua interpretação, apresentação dos resultados junto com relatório final.
FORMA DE APRESENTAÇÃO: Formulário de inscrição impresso junto com o relatório. O relatório impresso junto com um DVD contendo um arquivo deste em pdf deve ser enviado à Coordenação Nacional da Olimpíada. No DVD deve ser enviado um vídeo que mostre detalhes do aparato experimental e o seu funcionamento.
PREMIAÇÃO: Troféu para a escola e medalhas para o(s) professor(es) com melhor proposta para o desafio e medalhas para todos os alunos integrantes da equipe.

Ficha de Inscrição (clique aqui)

CALENDÁRIO: (INSCRIÇÕES PRORROGADAS)

10/06/2013 – LANÇAMENTO DAS ATIVIDADES
30/10/2013 (até 29/11/2013) – DATA LIMITE PARA ENVIO PARA ENVIO DOS CONCURSO DE ILUSTRAÇÃO E FOTOGRAFIAS.
30/10/2013 (até 29/11/2013) – DATA LIMITE PARA ENVIO DA INSCRIÇÃO DO DESAFIO DA FÍSICA
FEV/2014 – DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

Endereço para envio:
Coordenação Nacional da Olimpíada Brasileira de Física
A/C Wilma Barrionuevo
Instituto de Física de São Carlos – USP
CP. 369
São Carlos – SP
CEP 13560-970

Dúvidas: encaminhe um email para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 Apoio: Secretaria Geral
cnpq Sociedade Brasileira de Física
Rua do Matão, travessa R, 187
Edifício Sede - Cidade Universitária
05508-900, São Paulo, SP
Tel: 55-11-3814-5152
Fax: 55-11-3
814-6293

Realização:
Apoio Institucional:
nd-p