• banner8
  • banner1
  • banner4
  • banner10
  • banner2
  • banner6
  • banner7
  • banner9
  • banner3
  • banner5

ATIVIDADES PARALELAS DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA 2012

     Em 2012 a comissão da Olimpíada Brasileira de Física esta programando uma série de atividades paralelas às provas da 1ª, 2ª e 3ª fases. Estas atividades têm como objetivo estimular todos os alunos que participam da OBF 2012 ao estudo de Física de uma forma diferente. Além de atividades para os alunos, há atividades para os professores cadastrados participarem de forma ativa da preparação da Olimpíada Brasileira de Física de 2013.

     A Olimpíada Brasileira de 2013 terá como tema gerador o UNIVERSO EM ESCALA PLANETÁRIA em referencia à descoberta experimental da partícula (Bóson) de Higgs ocorrida em 2012. O tema UNIVERSO EM ESCALA PLANETÁRIA será o tema gerador da prova da 1ª fase de 2013. Como vem ocorrendo nos anos de 2011 (tema foi Física e a Vida) em 2012 (tema foi Física e os Esportes) para 2013 a 1ª fase terá como tema o UNIVERSO EM ESCALA PLANETÁRIA.

Veja as fichas de inscrição no final deste link.


I – FÍSICA e ARTE.

I.1 – CONCURSOS DE ILUSTRAÇÕES (para alunos de todos os níveis)

OBJETIVOS: O objetivo é o de elaborar uma ilustração que interprete o tema UNIVERSO EM ESCALA PLANETÁRIA em tamanho de no máximo 30x42 cm.

CATEGORIAS: 1 – Ilustração a mão livre usando qualquer técnica de desenho; (veja exemplos em: http://fisica.cdcc.sc.usp.br/olimpiadas/01/RegulaI.html) 2 – Ilustração digital elaborada a partir de um software. Cada participante poderá participar com apenas uma ilustração em uma das categorias.

CRITÉRIOS DE JULGAMENTO: Originalidade na interpretação artística; conter evidencia de leis físicas; aspectos visuais e plásticos.

FORMA DE APRESENTAÇÃO: Preencher o formulário específico e enviar o original da ilustração para endereço da Coordenação Nacional da OBF.

PREMIAÇÃO: Serão premiadas com placas as melhores ilustrações de cada categoria. A critério da comissão poderão ser oferecidas Menções Honrosas.

I.2 – CONCURSO DE FOTOGRAFIAS (para alunos de todos os níveis e professores cadastrados)

OBJETIVOS: Compor uma foto (usando qualquer tipo de câmera ou celular) que represente um fenômeno Físico qualquer. Cada participante poderá participar com apenas uma foto.

CRITÉRIOS DE JULGAMENTO: Originalidade da foto; interpretação artística; conter claramente um fenômeno físico; aspectos visuais e plásticos.

CATEGORIAS: 1 – Alunos de todos os níveis; 2 – Professores cadastrados.

FORMA DE APRESENTAÇÃO: Preencher o formulário específico e enviar o arquivo gravado da foto em CD (em qualquer formato ou resolução) para o endereço da Coordenação Nacional da OBF.

PREMIAÇÃO: Serão premiados com placas os primeiros colocados de cada categoria. A critério da comissão poderão ser oferecidas Menções Honrosas.

exemplos de atividades:

http://www.aapt.org/Programs/contests/gallery.cfm?theyear=2012

II – CONCURSO DE PROBLEMAS (para professores cadastrados)

OBJETIVOS: Compor um banco de questões para a 1ª fase da OBF 2013 a partir do tema UNIVERSO EM ESCALA PLANETÁRIA. Em 2013 a prova da 1ª fase da OBF poderá conter até 30% das suas questões, baseados nos problemas enviados para concurso. Todos os problemas enviados (e aprovados previamente por uma comissão de avaliação) comporão, a partir de fev/2013, um material que ser utilizado para consulta de todos os alunos. Cada professor poderá enviar um conjunto com 5 problemas originais (com a resolução) para qualquer nível e que esteja inserido dentro do programa da OBF e inspirados no tema gerador.

FORMA DE APRESENTAÇÃO: Formulário e as instruções de envio disponíveis na área de acesso dos professores.

CRITÉRIOS DE JULGAMENTO: Originalidade, adequação ao tema gerador, clareza na escrita.

PREMIAÇÃO: Placa para o professor com o melhor conjunto de problemas. A critério da comissão poderão ser oferecidas Menções Honrosas.

III – DESAFIO DE FÍSICA (para equipes formadas por alunos de escolas participantes e orientadas pelo professor cadastrado)

OBJETIVOS: Medir experimentalmente a aceleração gravitacional local elaborando um experimento (ou um aparato experimental).

PARTICIPANTES: Cada escola cadastrada pode participar com quantas equipes desejar de no máximo 5 estudantes (de qualquer nível) coordenados pelo(s) professor(es) cadastrado(s).

CRITÉRIOS DE JULGAMENTO: O experimento não necessita ser original. Serão levados em consideração no julgamento: criatividade do aparato experimental/metodologia, qualidade dos resultados e sua interpretação, apresentação dos resultados junto com relatório final.

FORMA DE APRESENTAÇÃO: Formulário de inscrição impresso junto com o relatório. O relatório impresso junto com um DVD contendo um arquivo deste em pdf deve ser enviado à Coordenação Nacional da Olimpíada. No DVD deve ser enviado um vídeo que mostre detalhes do aparato experimental e o seu funcionamento.

PREMIAÇÃO: Troféu para a escola e placa para o(s) professor(es) com melhor proposta para o desafio e medalhas para todos os alunos integrantes da equipe.

FICHAS DE INSCRIÇÃO:

1 - Concurso de Ilustrações e Fotografia (clique aqui)

2 - Concurso de Problemas (o formulário e o envio devem ser realizados pelo link de acesso dos professores)

3 - Desafios da Física (clique aqui)

 

CALENDÁRIO (veja novas datas em vermelho)

15/08/2012 – LANÇAMENTO DAS ATIVIDADES

20/12/2012 – DATA LIMITE PARA ENVIO PARA ENVIO DOS CONCURSO DE ILUSTRAÇÃO E FOTOGRAFIAS (pelo correio data de postagem)

20/12/2012 - DATA LIMITE PARA ENVIO DOS PROBLEMAS (CONCURSO DE PROBLEMAS) - pelo site (area de acesso dos professores)

20/12/2012 – DATA LIMITE PARA ENVIO DA INSCRIÇÃO DO DESAFIO DA FÍSICA (data de postagem do correio)

FEV/2013 – DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS PARA TODAS AS ATIVIDADES.


Endereço para envio pelo correio:

Coordenação Nacional da Olimpíada Brasileira de Física

Instituto de Física de São Carlos – USP

CP. 369

São Carlos – SP

CEP 13560-970

 
Dúvidas: encaminhe um email para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 Apoio: Secretaria Geral
cnpq Sociedade Brasileira de Física
Rua do Matão, travessa R, 187
Edifício Sede - Cidade Universitária
05508-900, São Paulo, SP
Tel: 55-11-3814-5152
Fax: 55-11-3
814-6293



logo-educar
Realização:
Apoio Institucional:
nd-p