Brasil é campeão da Olimpíada Ibero Americana de Física

Acontece na SBF, semana de 01 de novembro de 2017

acontece 01112017

Foi realizada, entre os dias 17 e 24 de setembro, a XXII Olimpíada Ibero Americana de Física, na cidade de Armênia, na Colômbia, e a delegação brasileira teve, mais uma vez, ótimo desempenho. Nossos quatro estudantes conquistaram três medalhas de ouro e uma de prata, incluindo estudante com melhor prova teórica e melhor pontuação geral. O resultado deixou o Brasil em primeiro lugar na contagem geral.

A XXII OIbF teve presença de 19 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Colombia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana e Uruguai. No total, 67 estudantes participaram da competição.

Os alunos vencedores foram Aron Simões Ferreira Maciel (prata), Erik Bardini da Rosa (ouro) e Isaac Martins Pontes (ouro), de Fortaleza, e Gustavo Misawa Hama (ouro), de São Paulo. Desses, Pontes foi o ganhador das placas de melhor prova teórica e maior nota geral do evento.

Além do excelente desempenho na competição, o Brasil foi escolhido para sediar a XXV OIbF, em 2020. "Será uma ocasião muito importante para nossa comunidade científica reunir todos os países da América Latina, mais Espanha e Portugal, para mais uma olimpíada de física internacional, e a Sociedade Brasileira de Física será o principal articulador deste grande evento", diz Munemasa Machida, coordenador da Olímpiada Brasileira de Física.

PION

Portal SBF de
Divulgação da Física