IUPAP envia carta a Temer contra cortes em ciência e tecnologia

Acontece na SBF, semana de 26 de outubro de 2017

acontece 26102017

Entre os dias 11 e 13 de outubro, a Assembleia Geral da IUPAP (União Internacional de Física Pura e Aplicada) aconteceu em São Paulo, e a comunidade internacional de física foi sensibilizada com a delicada situação orçamentária da ciência brasileira.

Em resposta, o presidente da IUPAP, Kennedy Reed, enviou uma carta ao presidente da República, Michel Temer, alertando para a gravidade da situação. "A Assembleia Geral ficou satisfeita em conhecer as excelentes pesquisas em física sendo feitas no Brasil, mas também constatou que, no Brasil, o orçamento de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações teve um corte de 44% em 2017, e um novo corte de 15,5% é esperado para 2018", disse a carta, enviada em 19 de outubro ao gabinete da Presidência.

"A Assembleia Geral reconheceu que cortes tão grandes quanto esses vão prejudicar o Brasil por muitos anos vindouros. O desmantelamento de grupos de pesquisa de renome internacional e a fuga de cérebros dos melhores cientistas do Brasil irão ocorrer. A pesquisa científica irá sofrer, e, conforme o Brasil tenta se converter de uma economia fortemente dependente da exploração de recursos naturais para uma erigida sobre o talento de seu povo, a economia também sofrerá de maneira mais ampla."

Para ler a íntegra da carta, cujo recebimento foi acusado pelo gabinete da Presidência, clique aqui.

PION

Portal SBF de
Divulgação da Física