Entenda a importância das ondas gravitacionais com a RBEF

Destaque na Revista Brasileira de Ensino de Física, semana de 05 de outubro de 2017

destaque rbef 05102017

O Prêmio Nobel em Física de 2017 é um claro e merecido reconhecimento para um dos grandes resultados em física fundamental em décadas: a comprovação experimental da existência das ondas gravitacionais. Desde o anúncio da primeira detecção, em fevereiro de 2016, a Revista Brasileira de Ensino de Física (RBEF), publicação da Sociedade Brasileira de Física, vem publicando artigos bastante didáticos, tentando explicar de forma clara e simples os principais conceitos e os procedimentos experimentais envolvidos neste resultado extremamente relevante. Eles discutem não só ondas gravitacionais, mas também buracos negros e cosmologia relativística, temas claramente correlatos.

Em particular, merecem destaque três artigos publicados numa seção especial da RBEF sobre ondas gravitacionais, publicada no vol.38 (no.4), em outubro de 2016:

1. Cem anos de buracos negros: o centenário da solução de Schwarzschild, de Alberto Saa;

2. Observação de ondas gravitacionais: breves comentários, de Mauro Cattani e José Maria Filardo Bassalo;

3. A teoria da relatividade de Einstein apresentada para a Amazônia, de Luís Carlos Bassalo Crispino e Marcelo Costa de Lima.

Mais recentemente, quatro artigos são também bastante elucidativos:

4. Michell, Laplace e as estrelas negras: uma abordagem para professores do Ensino Médio, de R. R. Machado e A. C. Tort (RBEF 38, no.2., 2016).

5. Relatividade bem comportada: buracos negros regulares, de Juliano Neves (RBEF 39, no.3, 2017).

6. 100 Anos da Cosmologia Relativística (1917–2017). Parte I: Das Origens à Descoberta da Expansão Universal (1929), de J. A. S. Lima e R. C. Santos (RBEF 40, no.1, 2018).

7. Sobre a teoria de Einstein para ondas gravitacionais e sua aplicação no estudo da radiação emitida por um pulsar binário, de Matheus Pinheiro Ramos e Roberto Vinhaes Maluf (RBEF 40, no.2, 2018).

Todas essas publicações são excelentes referências para aqueles interessados em melhor entender por que o maior prêmio científico mundial, o Nobel, foi concedido justamente a este fascinante assunto de ondas gravitacionais, sendo mais um belo resultado comprovando a grande importância da relatividade geral para podermos entender o universo em que vivemos.

Assessoria de comunicação da SBF

Salvador Nogueira
Tel: +55 11 98481-6119
E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Twitter: http://twitter.com/sbfisica
Facebook: http://www.facebook.com/sbfisica

PION

Portal SBF de
Divulgação da Física