Marcha pela Ciência protesta contra cortes orçamentários no domingo

Acontece na SBF, semana de 05 de outubro de 2017

acontece 05102017

Ocorre neste domingo (8), a partir das 15h, a 3a. Marcha pela Ciência em São Paulo. Pesquisadores, cientistas e entusiastas da ciência se reúnem, em frente ao Museu de Arte de São Paulo (MASP), na Avenida Paulista, 1578, para reivindicar mais visibilidade para a ciência e uma reversão da trajetória de cortes orçamentários catastróficos, promovidos em todas as esferas de governo.

As Marchas pela Ciência têm por objetivo denunciar a atual situação de desmonte da estrutura pública de Ciência e Tecnologia, que envolve universidade e institutos de pesquisa, como se pode verificar pelos cortes orçamentários na área previstos pelo governo federal para este ano (dos R$ 2,2 bilhões estimados pelo MCTIC para cumprir os compromissos até o fim de 2017, o Executivo só promete a liberação de R$ 440 milhões) e para o ano que vem.

Em 2017, o governo paulista também promoveu cortes ao orçamento das universidades sob sua tutela, assim como ao orçamento da FAPESP, algo que é proibido pela Constituição estadual.

"Em um momento que o país busca mais qualidade e visibilidade internacional para a pesquisa e a inovação nela produzida, é imprescindível que se mantenha uma estrutura adequada de investimentos públicos para evitar uma perda irrecuperável a pequeno, médio e longo prazo. Desse modo, é fundamental a participação efetiva da comunidade científica nessa Marcha, como forma de demonstrar nossa preocupação, engajamento e compromisso com a qualidade da Ciência e da Tecnologia no estado de São Paulo", diz Carlos Graeff, físico e pró-reitor de pesquisa da Unesp (Universidade Estadual Paulista).

A SBF encoraja seus sócios que estejam em São Paulo ou que possam se deslocar até a capital paulista a participar da Marcha pela Ciência no domingo. Mais informações sobre a iniciativa podem ser encontradas na página do evento no Facebook.

 

PION

Portal SBF de
Divulgação da Física