Manifestação do Conselho da SBF

Acontece na SBF, semana de 28 de setembro de 2017

acontece 28092017

O Conselho da Sociedade Brasileira de Física vem manifestar sua grande preocupação com os fatos ocorridos na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), relacionados à investigação de desvios de verbas dos cursos de Educação a Distância (EaD), oferecidos pelo programa Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Em particular, é preocupante a ação desproporcional da Polícia Federal em 15/09/2017, resultando na intimação coercitiva de professores e funcionários e na prisão temporária de algumas pessoas, entre elas o Reitor (docente do departamento de Direito) e o Coordenador do Programa da UAB (docente do departamento de Física).

O Conselho da SBF acredita que suspeitas de atos ilícitos em qualquer instituição (e a universidade não deve ser exceção) necessitam ser investigadas e, se comprovadas, os responsáveis devidamente punidos. Entretanto, todos são inocentes até que se prove o contrário e qualquer procedimento judicial deve ser compatível com o respeito ao indíviduo, segundo normas civilizadas de conduta. Além disso, atos errôneos de pequenos grupos não devem comprometer a figura da instituição, que, no caso de uma universidade pública, tem papel fundamental em nossa sociedade.

A UFSC é uma instituição de excelência no Ensino Superior brasileiro. Desta forma, o Conselho se solidariza com seu corpo docente e administrativo nesse momento delicado e espera que a investigação em curso seja conduzida de modo sereno para apurar, sem pré-julgamentos, as responsabilidades dos envolvidos.

 

PION

Portal SBF de
Divulgação da Física