Brasil conquista 3 medalhas de ouro e 2 de bronze na IPhO

Acontece na SBF, semana de 03 de agosto de 2017

acontece 03082017A equipe brasileira das Olimpíadas de Física, formada por cinco estudantes, conquistou cinco medalhas, três delas de ouro, na 48ª International Physics Olympiad (IPhO), ocorrida de 16 a 24 de julho  em Yogyakarta, na Indonésia. O evento contou com a participação de 390 estudantes de 86 países e marcou a melhor participação brasileira na história.

A equipe nacional foi formada pelos estudantes Diogo Correia Neto e Gabriel Golfetti, de São Paulo, e Victor Almeida Ivo, Nicolas Meira Sinott e Vinicius Gabriel Felix Barbosa, do Ceará. Correia, Golfetti e Ivo levaram medalha de ouro, enquanto Lopes e Barbosa conquistaram o bronze.

Os cinco membros da equipe foram selecionados dentre os participantes das Olimpíadas Brasileiras de Física organizadas pela Sociedade Brasileira de Física, tanto a OBF (Olimpíada Brasileira de Física) quanto a OBFEP (Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas).

A preparação do grupo para a competição internacional foi feita pelo Comitê de Seleção Olímpica Internacional, coordenada pelo professor Munemasa Machida (Unicamp) e composta pelos professores Airton Deppman (IF-USP), José Joaquin Lunazzi (Unicamp), Mário Ueda (INPE) e José Roberto C. Piqueira (Politécnica-USP).

Os treinamentos da equipe foram realizados nos Institutos de Física da USP e da Unicamp, respectivamente em São Paulo e Campinas, na Escola Politécnica da USP, em São Paulo, no Laboratório Nacional de Luz Síncroton (LNLS), em Campinas, no Intituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), ambos em São José dos Campos (SP).

O Brasil participa da IPhO desde 2000 e tem tido bom desempenho, ficando em geral entre os 25 primeiros de cerca de 100 países, mas esta é a primeira vez que conquistamos três medalhas de ouro e duas de bronze – o melhor resultado do Brasil na IPhO.

PION

Portal SBF de
Divulgação da Física