Os segredos das caixas de Majorana

Destaque em Física, semana de 16 de fevereiro de 2017

destaque 16022017A topologia está bastante prestigiada no mundo da física neste momento, ainda mais depois que sua aplicação ao mundo quântico motivou a entrega do Prêmio Nobel de 2016 para David J. Thouless, F. Duncan M. Haldane e J. Michael Kosterlitz. E dentre os sistemas topológicos de maior interesse dos físicos atualmente estão as chamadas caixas de Majorana.

Elas são compostas por um sistema que contém mais de dois estados ligados de Majorana, que por sua vez surgem próximos as pontas de cabos supercondutores topológicos, de acordo com a teoria e com algumas evidências experimentais.

É uma das metas mais claras da física da matéria condensada e dos estudos de computação quântica a capacidade de implementar, compreender e usar de forma útil sistemas que tenham esses estados ligados de Majorana. E agora um avanço importante foi reportado por um quarteto de cientistas, um dos quais, P. Sodano, do Instituto Internacional de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal.

Em artigo publicado no "Physical Review Letters" em 1o de fevereiro, os pesquisadores estudam o chamado efeito Josephson em dispositivos de caixas de Majorana.

Para ler o artigo completo, clique aqui (só para assinantes) ou aqui (acesso livre).

Assessoria de comunicação da SBF

Salvador Nogueira
Tel: +55 11 99178-9661
E-mail:   Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Twitter: http://twitter.com/sbfisica
Facebook: http://www.facebook.com/sbfisica

PION

Portal SBF de
Divulgação da Física