SBF se manifesta sobre situação do financiamento à pesquisa

Acontece na SBF, semana de 15 de Setembro de 2016

Diante da situação preocupante do financiamento do sistema nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Conselho e a Diretoria da Sociedade Brasileira de Física lançaram uma manifestação formal a formuladores de políticas em fundações de amparo à pesquisa e órgãos governamentais, sugerindo prioridades e indicando a necessidade de medidas emergenciais.

“A situação de financiamento à pesquisa encontra-se em estado crítico, muitos grupos de pesquisa consolidados não dispõem dos recursos minimamente necessários à subsistênica dos mesmos. Tal situação é potencialmente catastrófica para a ciência brasileira e no entender da Sociedade Brasileira de Física merece atenção em caráter de emergência”, diz o documento.

A principal sugestão às agências de fomento à pesquisa é “a criação de linhas de fomento emergenciais, fortemente concentradas nas rubricas de custeio, em material de consumo e serviços de terceiros – pessoa jurídica, visando o custeio das atividades essenciais de pesquisa e a preservação do atual parque de equipamentos”.

O documento foi enviado a todas as FAPs, CNPq, CAPES e FINEP.

Clique aqui para ler a íntegra.

Novo edital da Capes para eventos científicos

Atendendo ao pedido da Capes, encaminhamos a divulgação do Edital nº 21/2016, no âmbito do Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP), com objetivo de selecionar propostas para apoio financeiro à realização de eventos científicos, tecnológicos e culturais de curta duração no País, com envolvimento de pesquisadores, docentes e discentes dos programas de pós-graduação. Esta chamada atenderá os eventos previstos para o período de 1º de fevereiro de 2017 a 31 de julho de 2017.

As inscrições encerram no próximo dia 21 de setembro e devem ser feitas exclusivamente por meio de sistema eletrônico, em formulário específico disponível na página da Capes. O resultado preliminar está previsto para ser divulgado em novembro deste ano e o resultado final está previsto para janeiro de 2017.

O edital está disponível no site da Capes e informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

 

PION

Portal SBF de
Divulgação da Física