Natal recebe o maior evento de física da América Latina

Acontece na SBF, semana de 01 de Setembro de 2016

acontece 01092016No próximo sábado (3), começa em Natal (RN) o Encontro de Física de 2016 evento que marca os 50 anos de fundação da Sociedade Brasileira de Física e agregará as principais reuniões nacionais de diversas áreas de pesquisa neste ano.

Esperam-se cerca de 2.000 participantes entre pesquisadores, professores, estudantes e interessados , que terão a chance de travar contato com alguns dos maiores expoentes mundiais em ramos tão distantes quanto cosmologia e física da matéria condensada, além de especialistas no ensino de física.

Os palestrantes das sessões plenárias serão:

- Paul Chu, especialista em supercondutividade a altas temperaturas da Universidade de Houston;

- Paul Davies - físico da Universidade Estadual do Arizona cujos interesses vão da cosmologia à busca por inteligência extraterrestre;

- Nathaniel Fisch - físico de plasmas da Universidade de Princeton;

- Jeffrey Hangst - pesquisador da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, e do CERN que investiga as propriedades da antimatéria;

- Fernando Quevedo - físico guatemalteco que é diretor do ICTP/Trieste e pesquisador em teoria de supercordas;

- Svein Sjoberg - da Universidade de Oslo, na Noruega, especialista em educação científica;

- Harry Swinney - pesqusador em teoria do caos e diretor do Centro de Dinâmica Não-Linear da Universidade do Texas em Austin.

A iniciativa de promover um grande evento reunindo diversas reuniões tradicionalmente realizadas de forma independente tem por objetivo estimular a colaboração entre pesquisadores de diferentes áreas. Entre os eventos tradicionais que foram aglutinados para o Encontro de Física de 2016 estão:

- Encontro Nacional de Física de Partículas e Campos

- Reunião de Trabalho sobre Física Nuclear no Brasil

- Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada

- Encontro de Pesquisa em Ensino de Física

- Encontro Brasileiro de Física dos Plasmas

Trata-se de um modelo usado pela primeira vez pela SBF em 2011, com muito sucesso, o que levou o Conselho e a Diretoria da Sociedade a repetirem a fórmula agora em 2016, para marcar seu cinquentenário. Como parte das celebrações, o evento também será palco do lançamento de um livro produzido pela SBF que conta a história da física no Brasil.

Ao longo de cinco dias, haverá simpósios e apresentações orais voltados para a comunicação e discussão de resultados científicos entre especialistas e apresentações que terão um enfoque mais amplo, visando interessar, além de especialistas, não especialistas e estudantes.

O Encontro de Física de 2016 acontece nos hotéis Prai Mar, Rifoles e Pontalmar, em Natal, entre os dias 3 e 7 de setembro.

PION

Portal SBF de
Divulgação da Física