SBF comemora 50 anos com lançamento de livro

sbf 50

Acontece na SBF, semana de 14 de Julho de 2016

Também era uma quinta-feira, 14 de julho de 1966. Exatos 50 anos atrás, nascia a Sociedade Brasileira de Física.

Gestada pela comunidade de físicos ligada à SBPC, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, a SBF trazia em seu bojo o sonho de ampliar a representatividade acadêmica brasileira. A assembleia inaugural, onde foi lido e aprovado o anteprojeto do estatuto da sociedade, foi realizada no salão da Biblioteca Municipal Fritz Muller, em Blumenau, Santa Catarina.

A reunião foi presidida pelo Prof. José Goldemberg, então secretário da Comissão de Física da XVIII Reunião da SBPC, que ora se dava naquela mesma cidade. Aliás, todos os presentes ao ato de criação da SBF – pesquisadores, professores secundaristas e estudantes de física – foram convocados por meio de carta individual aos sócios do setor de física da SBPC.

“Hoje, olhando para trás, vemos que a iniciativa daqueles colegas frutificou de forma plena”, diz Ricardo Galvão, presidente da SBF. “Somos a maior associação científica brasileira de uma área específica do conhecimento. Em representatividade, perdemos apenas para a própria SBPC.”

Para comemorar seus 50 anos, a Sociedade Brasileira de Física está produzindo um livro que reconta toda a história da criação e evolução da nossa associação nesse efervescente meio século de história. O livro será lançado durante o Encontro de Física 2016, evento igualmente comemorativo pelos 50 anos da SBF. E, por agora, ficam os votos de um feliz aniversário a toda a comunidade brasileira de física!

 

PION

Portal SBF de
Divulgação da Física