Publicações da SBF atingem parâmetros internacionais

Acontece na SBF, semana de 16 de Junho de 2016

meio logoAs duas principais publicações regulares da SBF, o Brazilian Journal of Physics (BJP) e a Revista Brasileira de Ensino de Física (RBEF), tiveram grandes avanços em tempos recentes.

BJP: impacto rompe a barreira do "1"

O Brazilian Journal of Physics acaba de conquistar uma grande vitória, atingindo o objetivo de ultrapassar a marca de fator de impacto 1. Em 2015, ele atingiu 1,042.

O fator de impacto é usado para avaliar a importância de periódicos científicos e representa a média de citações por artigo de uma determinada publicação veiculado nos dois anos precedentes. Atingir o valor de 1 em 2015 significa que, em média, os trabalhos publicados no BJP entre 2013 e 2014 receberam uma citação em 2015.

A curva de ascenção do periódico é clara. Em 2014, o fator de impacto era de 0,810. Antonio Martins Figueiredo Neto, editor-chefe do BJP, comemorou o resultado. "O crescimento do fator de impacto nos últimos anos tem sido apreciável e é o resultado do trabalho de muitos colegas", destacou, realçando também a participação do editor-chefe anterior, Luiz Nunes, que ficou no cargo até o começo de 2014. "O trabalho de Luiz Nunes foi essencial para que a revista tivesse um perfil de qualidade internacional."

RBEF viola causalidade

A Revista Brasileira de Ensino de Física (RBEF) também mostra uma curva de crescimento, tanto em qualidade dos artigos como em cronograma.

No site da publicação no Scielo, já está completo o fascículo abril-maio-junho (que pode ser consultado aqui).

Há diversos trabalhos interessantes, como um de Diego Trancanelli, da USP, que aborda análises dimensionais e quantidades físicas, da mecânica à gravidade quântica -- bem ao gosto dos engenheiros. Também há um peculiar artigo de Luca Peliti, físico italiano na Universidade Princeton, nos Estados Unidos, sobre a relatividade restrita.

Além disso, o site já tem alguns dos artigos que comporão a edição seguinte. "Você vai perceber que estamos no passo das grandes editoras", comenta Silvio Salinas, editor-chefe da RBEF. "Estamos batendo a velocidade da luz, pois já conseguimos publicar cerca de 20 artigos do fascículo 38-3, com data de julho-agosto-setembro."

Para conferir os artigos já disponíveis do próximo fascículo, clique aqui.

 

PION

Portal SBF de
Divulgação da Física