Reunião do Conselho da SBF

Acontece na SBF, semana de 02 de Junho de 2016

Relatório Resumido da Reunião do Conselho da SBF realizada em 31 de Maio 2016

A reunião foi convocada com a seguinte pauta

1) Aprovação da ata da reunião de Conselho de 16 de dezembro de 2015;

2) Comunicados da Diretoria;

3) Comunicados dos Conselheiros;

4) Relatório sobre a programação do encontro “Física 2016”;

5) Comissão de Física na Empresa;

6) Proposta de indicação de membros para CA - CNPq;

7) Proposta de associação ao IOP;

8) Proposta de alteração da política editorial da “Revista Brasileira de Ensino de Física” -RBEF;

9) Proposta da Comissão de Matéria Condensada sobre os organizadores dos eventos;

10) Outros assuntos

As principais discussões e resoluções tomadas em cada item de pauta são apresentadas em sequência.

1) Ata aprovada

2) O colega Marcelo Knobel fez uma apresentação sobre a edição do livro em comemoração ao cinquentenário da SBF. Todas as contribuições para o livro já foram enviadas e editadas, faltando apenas algumas seções, entre elas “O que a SBF tem feito pelos físicos” (quem tiver contribuições a dar nesta seção, por favor as envie diretamente ao Marcelo – Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ). O livro apresenta não somente uma visão histórica como atual e de futuro da Física brasielira. Será lançado no Encontro Física 2016. Foi apresentado aos conselheiros o balanço, findo em dezembro de 2015.

3) Foi feita uma discussão geral sobre a fusão do ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação com o de Comunicações, tendo o Conselho expressado claramente sua oposição a esta iniciativa. Foi também discutida a portaria do MEC que altera substancialmente o programa PIBID. Diante da preocupação com a completa descaracterização do programa, o Secretario para Assuntos de Ensino, Prof. Orlando Aguiar, elaborou a seguinte nota:

A SBF conclama seus sócios que atuem, em suas instituições, no sentido de adensar as manifestações em favor da continuidade do PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – com solicitação de revogação e rediscussão da Portaria 046/2016 da Capes que estabelece novas normas para o Programa. Essa Portaria, na prática, descaracteriza o PIBID e compromete as ações que veem sendo realizadas em prol da formação de professores da Educação Básica.
Em particular, a Portaria: (i) aumenta para 10 a relação de bolsistas do pibid por professor supervisor, inviabilizando assim as ações de formação na escola; (ii) obriga convênios com escolas com baixo ideb e condições muito precárias de funcionamento, desconhecendo as parcerias feitas até então das universidades com escolas e professores supervisores; (iii) reduz o escopo do projeto a algumas áreas e modalidades de ensino; (iv) sugere a redução do trabalho dos bolsistas a ações de reforço escolar.

4) Foi feita uma breve apresentação sobre a organização do Encontro Física 2016, incluindo orçamento. Há cerca de 2100 inscritos no evento, incluindo aproximadamente 150 palestrantes convidados para plenárias e simpósios. Uma apresentação atualizada da página do evento estará disponível a partir de 2 de junho, incluindo versão em inglês.

5) O Conselho aprovou a proposta de regimento para a comissão de área “Física na Empresa” que foi formulada pelo colega Ivo Hümmelgen. Assim a comissão fica oficialmente instituída e sua composição será estabelecida nos próximos meses.

6) Frente a solicitações de associados para que a SBF indique nomes para compor o CA-FA do CNPq, o Conselho reiterou que a sociedade não indica nomes para comissões de órgãos governamentais. Foi lembrado que também não indica nomes para prêmios científicos, a não ser que a SBF receba solicitação oficial dos organismos responsáveis pela premiação.

7) O AIP (American Institute of Physics) propos associação da SBP, através de um” Memorando de Entendimento”. Como a proposta estabelece custos para a SBF, proporcional ao número de associados, o Conselho votou contra a proposta.

8) Foi apresentada uma sugestão de pequena alteração no foco editorial da Revista Brasileira de Ensino de Física, com o objetivo de atender algumas demandas dos colegas da área de Ensino de Física. Embora a sugestão não tenha sido colocada em votação, o Conselho reiterou que está satisfeito com a atual política editorial e que eventuais sugestões para melhoria da revista devam ser encaminhadas ao Editor, Silvio Salinas, e ao Presidente da Comissão Editorial da SBF, Ivo Hummelgen.

9) Proposta de um procedimento uniformizado para indicação das comissões organizadoras dos eventos oficiais da SBF.

O colega Wilson Ortiz apresentou uma proposta feita em conjunto pelas áreas que participam do Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada de um procedimento unificado para indicação dessas comissões, que estabelece três comissões, Comissão Organizadora, Comissão de Aconselhamento e Comissão de Programa, e a indicação dos coordenadores dos eventos com antecedência de dois anos.

O Conselho aprovou a proposta, que deve ser encaminhada às comissões de área responsáveis por outros eventos da SBF para análise e implantação com as adaptações necessárias.


10) Foi comunicada a realização de uma mesa redonda na próxima reunião anual da SBPC, em Porto Seguro, sobre o cinquentenário da SBF. A mesa redonda será realizada no dia 5 de julho e dela participarão o atual Presidente, Ricardo Galvão, e os ex-presidentes Francisco Sá Barreto, Humberto Brandi e Adalberto Fazzio.

PION

Portal SBF de
Divulgação da Física