Nota de Falecimento - Prof. Silvestre Ragusa

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do Estimado Professor Silvestre Ragusa, no dia 03 de janeiro de 2016. O corpo será velado em São Carlos no Velório Municipal Nossa Senhora do Carmo, nesta 2a. feira (4-1-2016), das 7h às 13h. Em seguida o féretro sairá com a família para cremação em Ribeirão Preto/SP.

O Prof. Ragusa nasceu em 6 de janeiro de 1933 em São Paulo. Formou-se em 1959 pelo Instituto de Física da USP em São Paulo e, em 1967, concluiu seu doutorado pela Universidade de Chicago, nos Estados Unidos.

Iniciou sua carreira como docente e pesquisador logo após concluir sua graduação, no Instituto de Física Teórica (IFT), onde atuou de 1959 a 1969.

Em 1969, transferiu-se para a UFSCar, onde teve a oportunidade de oferecer importantes contribuições.

Posteriormente, em 1971, deslocou-se para a USP de São Carlos, inicialmente na EESC, posteriormente no IFQSC e, finalmente, no IFSC, para desenvolver atividades de ensino, nas áreas de teoria dos campos, mecânica quântica e eletromagnetismo, e de pesquisa, sobretudo em teorias da relatividade e de partículas elementares e de campos de força.

Em 1990, participou de um programa de pós-doutorado pela Northwestern University.

Apesar de sua idade, atuou até poucos meses atrás como professor aposentado no IFSC/USP.

Em função de suas importantes contribuições e grandes amizades construídas no IFT, na UFSCar e nas Unidades da USP onde atuou, certamente deixará grandes e saudosas lembranças.

O IFSC/USP apresenta à família enlutada os sentidos pêsames de toda a comunidade.

Diretoria do IFSC

PION

Portal SBF de
Divulgação da Física