Programa Latino Americano de Física

A colaboração de muitos anos entre as Sociedades de Física e Associações congêneres nos países da comunidade Latino Americana e Caribe tem se mostrado um instrumento importante na promoção da integração destas comunidades. No entanto, ela tem sido realizada de forma esporádica e fragmentada, sem uma coordenação que possa torná-la mais efetiva. As conclusões alcançadas na reunião de Sociedades de Física da América Latina, realizada em Brasília, em 25 e 26 de fevereiro de 2010 indicaram a necessidade de ações mais concertadas com vistas a uma agenda de integração das comunidades de Física dos países da comunidade Latino Americana e do Caribe. Foi criado um instrumento de ação que permita articular e combinar diferentes mecanismos para a redução da grande diversidade existente entre as dimensões, o nível de capilaridade interna e o grau de internacionalização das diferentes comunidades de Física da região, ao mesmo tempo em que induza uma maior integração entre elas. Para que estes objetivos possam ser realizados foi organizado a partir de um Memorando de Entendimento, o Programa Latino Americano de Física, doravante referido como PLAF, um instrumento de cooperação entre as sociedades de Física da Região.

A missão do PLAF é contribuir para o desenvolvimento da Física nos países da comunidade Latino Americana e do Caribe. Para cumprir sua missão o PLAF deverá atuar nesses países de forma a:
- Incentivar e apoiar o fortalecimento institucional da Física;
- facilitar e encorajar os contatos e trocas de pesquisadores;
- facilitar e encorajar a circulação de estudantes de Física entre as instituições de ensino e pesquisa;
- apoiar e estimular as atividades em formação em Física, em todos os níveis;
- apoiar e estimular as atividades de integração da Física;
- apoiar e estimular as atividades de divulgação da Física
- apoiar e estimular o mapeamento da comunidade de Física.

CHAMADAS ABERTAS À COMUNIDADE

A SBF convida a comunidade para submeter propostas para as atividades previstas no PLAF nas modalidades estabelecidas nos Editais abaixo. O sistema online para submissão das propostas estará disponível até 31 de Janeiro de 2016.

Editais:

Edital de Mobilidade - Edital de Eventos - Edital Catédra Itinerante

 

Submissão de Propostas:

Submissão Mobilidade - Submissão Eventos - Submissão Cátedra Itinerante 

 

Este programa tem a colaboração do Centro Latino Americano de Física (CLAF)
Este programa tem o apoio do logo-cnpq

PION

Portal SBF de
Divulgação da Física