Brasil busca cooperação com instituto internacional

Acontece na SBF, semana de 13 de julho de 2015

acontece-13072015Entre os dias 15 e 19 de junho, aconteceu em Dubna, a 120 km de Moscou, o Fórum Brasil-JINR, envolvendo pesquisadores brasileiros e representantes do Joint Institute for Nuclear Research.

O JINR é uma organização científica internacional fundada em 1956 com o propósito de promover a cooperação entre países em pesquisas de partículas elementares, física nuclear e física da matéria condensada. O Instituto tem hoje 18 países-membros, tradicionais aliados da antiga União Soviética, além de alguns membros associados, como Alemanha e África do Sul.

Ao final do encontro, que contou com 19 apresentações plenárias, além de mais de 50 apresentações de áreas específicas, a maior parte delas voltada para trabalhos teóricos, Brasil e JINR assinaram uma declaração com propostas para cooperação.

Entre os objetivos estão a busca de incentivo para programas de intercâmbio de pesquisadores entre centros brasileiros e o JINR e, possivelmente, a futura inclusão do Brasil na organização internacional como membro associado. Ficou decidido que um comitê conjunto informal seria formado para conduzir esses processos.

Na delegação brasileira, havia representantes de 14 instituições e universidades nacionais. A Sociedade Brasileira de Física foi representada por seu secretário- geral, Vanderlei Bagnato, e pelos membros da Comissão de Física Nuclear e Aplicações Tobias Frederico, Paulo Gomes e Débora Menezes.

Para ler mais sobre o fórum, clique aqui.

PION

Portal SBF de
Divulgação da Física