ENFMC - 2014 e futuros

Realizou-se com sucesso o XXXVII ENFMC (Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada), com cerca de 1000 participantes de todo o país e do exterior. O evento ocorreu entre os dias 12 e 16 de Maio de 2014, na Costa do Sauípe.

Exceto pelo "Encontrão" em Foz do Iguaçu, esta foi a primeira vez em que o encontro realizou-se fora do eixo São Paulo – Minas Gerais. O sucesso e a mudança de local do ENFMC devem-se ao empenho dos coordenadores Geral e de Programa, Gustavo Dalpian (UFABC) e Andrea Latge (UFF), ao apoio financeiro do CNPq, CAPES, FAPESP, FAPESB, FAPEMIG e FAPERJ, aos comitês e coordenadores, bem como ao competente apoio logístico da SBF, em particular através dos funcionários Beatriz, Roberto, Edgar, Fernando, Suely e Silvana, presentes ao evento, e demais funcionários que permaneceram na sede.

 Além dos tradicionais painéis, das palestras orais e das palestras convidadas, o programa científico contou com eventos especiais, incluindo preleções de editores de revistas científicas da American Physical Society e do Institute of Physics. Sessões especiais também foram dedicadas a apresentações de seis INCTs (Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia), do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física e ao projeto do novo laboratório multiusuário de neutrons que está sendo elaborado.

O Presidente da SBF Ricardo Galvão comunicou durante a Assembleia de Enceramento do evento que, por orientação da diretoria da SBF, no próximo ano as comissões de área da SBF passarão a ter uma participação mais ativa na construção do programa do ENFMC, junto aos coordenadores geral e de programa que serão, em 2015, Eduardo Miranda (UNICAMP) e Rodrigo Capaz (UFRJ). No ano de 2016, ocasião em que a SBF completa 40 aos, ocorrerá a segunda edição do "Encontrão", reunindo todas as áreas da Física brasileira.

PION

Portal SBF de
Divulgação da Física