Nota de falecimento - Maria Carolina Nemes

Morreu neste sábado, dia 14, Maria Carolina Nemes, Profa. Titular do Departamento de Física da Universidade Federal de Minas Gerais. A morte resultou de uma queda acidental no quintal da sua casa, nas imediações da universidade. Para todos que a conheceram, o nome de Maria Carolina traz à lembrança uma mulher sempre amiga e sorridente, incansavelmente envolvida no trabalho de pesquisa e na formação de estudantes. Orientou 54 mestres e 41 doutores e ao morrer deixou 17 orientandos. A física era a sua paixão, os estudantes, membros de sua família estendida. Em sua casa os estudantes compareciam sem cerimônia e quase sem interrupção para discussões sobre suas pesquisas. E foi exatamente num desses fatos de rotina que Maria Carolina foi encontrada inconsciente, mas ainda viva, logo após acidentar-se, por um seu pós-doutorando que compareceu à sua casa em visita de trabalho.

Maria Carolina nasceu em São Paulo e formou-se até o nível de doutorado em Física na Universidade de São Paulo, onde também foi professora no IFUSP até 1991, quando ingressou na Universidade Federal de Minas Gerais como Professora Titular. Tinha então 38 anos. Desde então, orientou estudantes tanto da UFMG quanto da USP e colaborou com muitos pesquisadores. Gostava de colaborar com físicos experimentais na teorização dos seus achados. Seus interesses temáticos eram muito diversificados. Tive a felicidade de colaborar com Maria Carolina em três oportunidades. Dessas colaborações e de incontáveis discussões científicas informais originou minha admiração intelectual por Maria Carolina. Da convivência, uma admiração moral ainda maior.

Maria Carolina era membro titular da Academia Brasileira de Ciências e pesquisadora 1A co CNPq. Sua morte é uma enorme perda para a Física da Universidade Federal de Minas Gerais, onde o apreço afetivo e profissional à sua pessoa era unânime. Por ora, o que se nota é consternação e estarrecimento.

Alaor Chaves

 

PION

Portal SBF de
Divulgação da Física