Ernesto Hamburger recebe título de Cidadão Paulistano

acontece-na-sbf-28112013O físico e divulgador de ciência Ernesto Hamburger receberá na próxima semana o título de Cidadão Paulistano. A solenidade acontecerá na Câmara Municipal de São Paulo, às 19h do dia 2 de dezembro de 2013.

A proposta de conceder a honraria, pela importante contribuição à capital paulista "nos campos da pesquisa científica e da educação", partiu do vereador Eliseu Gabriel (PSB), ex-aluno do IFUSP (Instituto de Física da USP).

Nascido Ernst Wolfgang Hamburger, em Berlim, no dia 8 de junho de 1933, Ernesto (como ele prefere assinar suas mensagens) tem raízes judaicas e veio ao Brasil quando tinha três anos. Seu pai era juiz e sua mãe mantinha, em São Paulo, um lar para crianças judaicas.

Graduou-se em física em 1954, na USP, onde conheceu sua esposa, a também física Amélia Império. O casal teve cinco filhos, dentre eles o cineasta Cao Hamburger.

Ernesto cursou o doutorado na Universidade de Pittsburgh, concluído em 1959, especializando-se em física nuclear. Voltou ao Brasil para integrar a equipe de professores do IFUSP, do qual foi diretor e onde se aposentou compulsoriamente, aos 70 anos, em 2003.

Perseguido pelo regime militar, chegou a ser preso em 1970. Tentou na época aceitar convite para lecionar na Inglaterra, mas foi impedido de deixar o país pelas autoridades representantes do regime.

Além de importantes contribuições à física nuclear, Ernesto impulsionou o ensino de física ao longo de sua carreira, promovendo uma renovação nos métodos e enfatizando a importância da experimentação no aprendizado.

Teve também papel fundamental na criação do Instituto de Estudos Avançados da USP e exerceu, de 1994 a 2003, o cargo de diretor da Estação Ciência, unidade dedicada à divulgação científica para crianças, jovens e adultos.

É membro fundador da Sociedade Brasileira de Física, onde já exerceu os cargos de diretor e conselheiro. Ao longo de sua carreira, orientou 25 mestrados e doutorados de física e de ensino de física.

"Trata-se de uma homenagem justíssima, pela contribuição que o Prof. Ernesto Hamburger deu e continua a dar à ciência brasileira", afirma Ricardo Galvão, presidente da SBF.

Assessoria de comunicação da SBF
Salvador Nogueira
Tel: +55 11 99178-9661
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Twitter: http://twitter.com/sbfisica
Facebook: http://www.facebook.com/sbfisica

PION

Portal SBF de
Divulgação da Física